Física, perguntado por maxwendel2011, 10 meses atrás

Resumo de produção e consumo de energia elétrica

Soluções para a tarefa

Respondido por PRINTESgabriel
64

A engenharia elétrica (eletrotécnica) é o seguimento da engenharia que cuida da produção, transmissão e distribuição da energia elétrica para as cidades.

Atualmente a maior parte da energia elétrica é produzida em usinas hidrelétricas, que são barragens construídas em trechos estratégicos de rios, as quais armazenas água e criam uma diferença de potencial capaz de girar turbinas na usina e converter esse movimento em energia elétrica. Este último processo é devido a Lei de Faraday da indução eletromagnética, a qual mostra que a variação do fluxo eletromagnético (aqui provocada pela rotação das turbinas) gera uma fem induzida, que gera uma corrente elétrica induzida. Esta energia, ainda em potências relativamente baixas, é enviada dentro da usina para uma casa de força, a qual irá elevar (através de megatransformadores) significativamente a potência da energia -- claro que me refiro a níveis de tensão, que são elevadíssimos [suficientes para suprir a demanda] e permitem que correntes baixas fluam pelos cabos das linhas de transmissão, reduzindo as suas dimensões.

A energia flui até as cidades, onde sao reduzidas através das subestações abaixadoras e enviadas até as residências, indústrias e consumidores em geral a níveis adequados.

Saem da subestação com aprox 13,8 kV e são abaixadas até 380-220-127 V. A depender da demanda.

O consumidor usufrui deste bem como desejar em sua instalação, mas claro que terá que arcar com os custos no fim do mês.

Existem outras formas de gerar energia elétrica através da energia cinética. Como por exemplo, a eólica, a termoelétrica, a nuclear e a de biomassa.

Uma maneira alternativa a esta seria a energia solar, a qual usufrui do efeito fotoelétrico nos átomos de Si para gerar energia elétrica.

Respondido por Evertomsaraiva307
15

Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados.


Energias renováveis – a exploração intensiva de recursos energéticos limitados, tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contrário daquelas, não se esgotam e não fazem muita poluição. Entre estas formas de energia encontram-se: a solar, a eólica, a das marés, a geotérmica e a hidroeléctrica.


Mas, há outras fontes de energia* que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.


Fontes de energia – conjunto de matérias-primas ou de fenómenos naturais utilizados para a produção de energia (carvão, urano, rios, mares, vento, hidrocarbonetos, etc).


As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renováveis.


Perguntas interessantes