resumo de no mínimo 20 linhas de acordo com o processo de formação do estado moderno. Onde vimos que vários grupos socias se aproximaram-se do rei. faça um texto,explicando porque os monarcas receberam esse apoio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Parte da nobreza apoiou o projeto dos reis em formar monarquias nacionais pois viam neste apoio uma oportunidade de passarem a fazer parte da administração do Estado, de modo que, ao ponto que algumas famílias nobres perdiam a influência política que detinham durante o período feudal, outras se tornavam conselheiras de Estado.
A (alta) burguesia apoiou o projeto pois, com isto, poderia conseguir contratos lucrativos. Um exemplo claro disto é o projeto de colonização das Américas: o rei concedia monopólios lucrativos a famílias nobres que o apoiassem, o que beneficiava a ambos os grupos em detrimento dos colonos.
Antes de tudo vale ressaltar que os monarcas (ou sej, os reis) não receberam apoio de toda a nobreza, mas sim de parte dela. A parte da nobreza que apoiou o projeto de centralização do poder esperava com isto ganhar influência na nova administração centralizada, ocupando cargos de Ministro ou de Conselheiro do Rei, assim como recebendo o dever de governar uma parte do território. A parte que não apoiou, composta por senhores feudais mais poderosos, não apoiou pois, com isto, perderiam o seu amplo poder local sem que hovuesse uma garantia de que receberiam, no novo sistema, poderes semelhantes.
Explicação: