História, perguntado por celygomes9, 1 ano atrás

RESUMO DE NELSON MANDELA

Soluções para a tarefa

Respondido por Alguémcomduvidas
100
Nascido em 1918, Mandela foi ativista e político na África do Sul, onde fundou em 1944 a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano - CNA, que luta contra o regime racista do "apartheid". 

Em 1952 liderou a campanha de desobediência civil ao "apartheid". 

Em 1956 foi preso e condenado sem processo a 5 anos de reclusão. 

Em 1960 o CNA é declarado ilegal e Mandela organiza a facção armada Lança da Nação, mas foi preso e condenado à prisão perpétua. 

Em 1990 foi libertado e assumiu a liderança do CNA que foi reconduzido à legalidade pelo Presidente Frederick de Klerk, com quem negociou uma nova Constituição eliminando o "apartheid". 

Por essa proeza, Mandela e Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993. 

Em 1994, Mandela se elegeu como o primeiro Presidente negro da história sul africana e elegeu o seu sucessor, o ex-vice-presidente Thabo Mbeki. 

Nos dias atuais, embora com a saúde debilitada, dedica-se a campanhas para levantar fundos para combate à aids.

Respondido por heloisagoncalves745
5

A história de Nelson Mandela pode ser resumida a partir do seu nascimento, em 18 de julho de 1918, um dia que seria posteriormente estabelecido como uma data internacional da liberdade, já que o advogado teria lutado durante grande parte de sua vida pela equiparação entre negros e brancos.

Sua origem elitizada o permitiu estudar direito na capital sul-africana, Joanesburgo, desde os seus 20 e poucos anos, quando suas lutas já se iniciavam no espaço estudantil, algo que lhe rendeu 27 anos de prisão, especialmente devido às denúncias da CIA, que o classificavam como comunista e terrorista, já que ele matava os próprios negros.

Resumo da vida de Nelson Mandela

O líder das lutas contra o Apartheid se tornou presidente do seu país na década de 1990, tendo sido fundamental para que o regime segregacionista ruísse e o negros obtivessem sua merecida liberdade.

Para Nelson Mandela, os muitos conflitos e guerras as quais se envolveu foram necessárias para que seu povo pudesse desfrutar de algo melhor, liberdade, portanto, mesmo com a notável violência empregada nas abordagens, inclusive contra os negros, é entendido que se tratavam de estratégias de uma luta legítima. O líder faleceu em 2013.

Aprenda mais sobre a história de Nelson Mandela: brainly.com.br/tarefa/5558615

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes