História, perguntado por evelynn15, 1 ano atrás

resumo de Mesopotâmia​

Soluções para a tarefa

Respondido por abinho26
7

A palavra mesopotâmia é de origem grega e significa "terra entre rios". Essa região, localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

Principais povos mespototâmicos

Vários povos antigos habitaram a região da Mesopotâmia entre os séculos V a.C. e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilônicos, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios.

Resumo das principais características comuns aos povos

No geral, seguiam religiões politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa (imperador ou rei) comandava tudo. A economia era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.

Características geográficas da região

Vale dizer que os povos da Antiguidade buscavam regiões férteis, próximas aos rios, para desenvolverem as suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia água para consumo, rios para pescar e vias de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios, eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um ótimo local para a agricultura.

Principais povos mesopotâmicos

Sumérios

Os sumérios se destacaram na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Para registrar a escrita, usavam placas de barro, onde cunhavam os textos e dados. Muito do que sabemos hoje, sobre este período da história, deve-se às placas de argila com registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos da época.

Os sumérios, que eram excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construções eram em formato de pirâmides e serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas; e também como templos religiosos. Construíram várias cidades importantes como Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

Perguntas interessantes