Geografia, perguntado por geovannaplastipbjyy1, 11 meses atrás

resumo de domínios climaticos

Soluções para a tarefa

Respondido por Bebeta02
0
As condições climáticas de qualquer região são definidas por uma combinação de fatores, como latitude, altitude e influência das massas de ar. Com a maior parte de seu território localizada na zona intertropical e com um relevo caracterizado por baixas altitudes, o Brasil apresenta climas predominantemente quentes (embora o sul do país seja uma região de clima frio), mas com algumas variações de uma região para outra. Embora outros fatores também contribuam para a definição do clima, as massas de ar representam o principal fator para a regionalização climática no Brasil.

Cinco são as massas de ar que atuam no território brasileiro, influenciando diretamente no clima do país: massa Equatorial Atlântica (mEa), Equatorial Continental (mEc), Tropical Atlântica (mTa), Tropical Continental (mTc) e Polar Atlântica (mPa). Como toda massa de mar, elas carregam as características da região de origem, sendo as três primeiras quentes e úmidas; a mTc, quente e seca; e a mPa, fria e seca.

Durante o verão, as quatro primeiras massas mencionadas atuam diretamente sobre o território nacional, motivo pelo qual nessa estação o clima é predominantemente quente e úmido. Já no inverno a massa Polar Atlântica começa a atuar, empurrando as outras para os limítrofes do país e deixando o clima mais frio.

A atuação dessas massas de ar acarreta a divisão do país em cinco grandes domínios climáticos: clima equatorial úmido, clima tropical, clima tropical de altitude, clima tropical semiárido e clima subtropical úmido.

Perguntas interessantes