Português, perguntado por tooper, 1 ano atrás

resumo de D.Paula de machado de assis​

Soluções para a tarefa

Respondido por emilly20146
11

Resposta:

O conto D. Paula, de Machado de Assis, escrito em 1884, foi publicado na obra Várias Histórias e percebe-se neste relato um tema que já fora desenvolvido em O Enfermeiro e outros contos: a desconexão entre o externo e o interno, pois se dizia e pregava o moralismo, no seu íntimo desejava, ou pelo menos deliciava-se com algo imoral.

Em D. Paula, Machado descreve o ambiente propício às abordagens amorosas “...o corredor, os pares que saíam, as luzes, a multidão, o rumor das vozes...”

Na obra em análise, o narrador faz uma focalização externa de Venancinha, com a intenção de mostrar ao leitor que algo estava acontecendo: “a sobrinha enxugava os olhos cansados de chorar”, mas não revela o porquê de tantas lágrimas da moça, fazendo assim uma paralipse que representa um recurso retórico em que a narrativa não salta, como na elipse, por cima de um momento, passa ao lado de um lado.

Dessa forma a paralipse causa um breve enigma, pois não revela o motivo de tantas lágrimas derramadas pela sobrinha quando D. Paula a encontra. Nesse instante o enunciador volta-se para o leitor instigando-o a desvendar o que realmente teria acontecido, “quando Venancinha atirou-lhe aos braços, as lágrimas vieram-lhe de novo”. Mas em seguida, o leitor recebe a informação de que quando a senhora envolveu a moça em um jogo de gestos carinhosos e de palavras doces e confortáveis, Venancinha confiou à tia tudo o que havia acontecido. Trata-se de uma briga que a moça teve com o marido porque este achava que ela cometera adultério.

Esta crença do marido é revelada sumariamente:

Desde muito que o marido embirrava com um sujeito; mas na véspera à noite, em casa do C..., vendo-a dançar com ele duas vezes e conversar alguns minutos, concluiu que eram namorados.

O sumário aumenta a velocidade discursiva, distanciando o leitor dos fatos, pois não se sabe até então se era “birra” do marido

Respondido por Charliebs
0

D. Paula é um conto do autor brasileiro Machado de Assis. Retrata uma bonita senhora, que raramente sai da sua casa, porém, em um determinado dia, a senhora decide visitar a irmã, e a sobrinha, chamada Venancinha. Quando chega à casa dos seus familiares, enxerga a sobrinha chorando, e muito triste, pois, Venancinha tinha acabo de brigar com o marido, que se chamava Conrado.

D. Paula Resumo

O conto D. Paula foi escrito por Machado de Assis, no ano de 1896. A obra de ficção mostra uma linda senhora, chamada D. Paula, que passava quase o tempo todo em sua casa, pois, não costumava sair com muita frequência. De repente, a senhora deseja visitar a irmã, e Venancinha, a sua sobrinha. Após chegar a casa delas, vê a sobrinha derramando lágrimas, e muito deprimida.

A senhora percebe que o motivo da tristeza de Venancinha, era a briga que ela teve com o marido, Conrado. Ela resolve ajudar a sobrinha a solucionar o problema, da melhor forma possível. Entretanto, com o passar dos dias, D. Paula descobre coisas a respeito da sobrinha, que ela jamais imaginou, e fica surpreendida, sobre os últimos acontecimentos, que envolviam Venancinha.

Veja mais sobre Machado de Assis no link abaixo:  

https://brainly.com.br/tarefa/17387997

#SPJ2

Perguntas interessantes