Português, perguntado por claraxssxs, 7 meses atrás

Resumo de como o samba foi inventado


luanamatosaraujogois: O samba nasceu na Bahia, no século 19, da mistura de ritmos africanos. Mas foi no Rio de Janeiro que ele criou raízes e se desenvolveu, mesmo sendo perseguido. Durante a década de 1920, por exemplo, quem fosse pego dançando ou cantando samba corria um grande risco de ir batucar atrás das grades.
claraxssxs: Bradesco
claraxssxs: *brigada
luanamatosaraujogois: kk bradesco

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellenogueira201
4

Surgiu entre os escravos na Bahia por volta de 1860 e logo desembarcou também no Rio de Janeiro. ... Um dos primeiros estilos nascidos no Rio, foi criado no final dos anos 20 em botecos da cidade. No meio do samba rolavam “paradinhas” onde o cantor falava uma frase ou contava uma história.

:)


claraxssxs: Obrigada
gabriellenogueira201: nada ;)
Respondido por theddycunha0
5

Origem do samba

O samba é um gênero musical com origem na cultura africana presente em nosso país. A primeira ligação sobre as origens do samba está relacionada com rodas de dança realizadas pelos escravos africanos no Brasil. Entre as danças praticadas estão o lundu, o coco, o fandango, entre outras. Essas danças eram puxadas, sobretudo, pelos ritmos dos batuques.

Os historiadores dizem que o samba urbano carioca, a forma mais conhecida de gênero musical, tem relação mais direta com o samba de roda, estilo musical tocado em rodas de dança e rodas de capoeira. Esse estilo surgiu na região do Recôncavo Baiano, na segunda metade do século XIX. O termo samba, nesse contexto, tinha o sentido de “festa”.

As transformações que aconteceram no Brasil no final desse século, incluindo a abolição da escravidão, fizeram com que muitos negros libertos se mudassem para a capital do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro. Mudar-se para a capital era uma forma de construir-se uma nova vida, uma vez que, nos seus locais de origem, os ex-escravizados tinham pouco a ganhar.

No Rio de Janeiro, os negros reuniram-se em bairros como Saúde, Estácio e Gamboa. Esses encontros davam-se nos terreiros — locais de práticas religiosas e encontros comunitários, além de lazer e diversão.

Os terreiros eram propriedades das “tias baianas”, mulheres que difundiram práticas do candomblé no Rio de Janeiro e usavam suas propriedades para que os sambas pudessem acontecer. Isso porque, até a década de 1920, as festividades afro-brasileiras eram proibidas, pois eram consideradas “imorais” pelos costumes da época — um indício claro de racismo sobre a cultura afro-brasileira.

Além disso, as celebrações realizadas por essas “tias” eram uma forma de integrar a comunidade e receber aqueles que haviam chegado ao Rio de Janeiro recentemente. Os sambas da época costumavam fazer pequenos jogos de palavras e contavam causos comuns da época assim como denunciavam as condições de vida dos negros no Rio de Janeiro.

O historiador Marcos Alvito menciona o samba “Batuque na cozinha”, canção que aponta as “péssimas condições de habitação, concorrência desleal dos brancos em todas as esferas (inclusive a sexual), preconceito e arbitrariedade por parte da polícia”|1|. Esse tipo de samba então nascia no terreiros das tias baianas, das quais se destacaram Amélia e Ciata.

Um marco na história do samba, segundo muitos historiadores especializados no assunto, foi o lançamento de “Pelo telefone”, criado, em 1917, por Donga, Mauro de Almeida e Sinhô e lançado como um samba carnavalesco. Nesse período, o samba ainda não era aceito como um estilo musical pela sociedade, e a repressão ainda existia sobre os sambistas.

No entanto, o samba e a cultura afro-brasileira já estavam em um processo acelerado de aceitação, e a penetração da cultura afro-brasileira era cada vez mais comum. Marcos Alvito faz menção a um conto de Machado de Assis que fala que, no final do século XIX, os bailes que aconteciam nos salões da classe alta carioca contavam, cada vez mais, com ritmos africanos em seus eventos|2|.

O sucesso do “Pelo telefone” marcou oficialmente a transição do samba de ritmo ligado exclusivamente às rodas de dança para gênero musical. Era o nascimento do samba urbano carioca. O estilo espalhou-se por todo o Rio de Janeiro, e, na década de 1920, o samba já tinha compositores reconhecidos, como Sinhô, chamado na época de “rei do samba”.

Na década de 1920, surgiram as escolas de samba, e essas agremiações começaram a incorporar o samba e adicioná-lo a práticas comuns do Carnaval carioca. Essa junção de samba e Carnaval resultou na criação do samba-enredo, um estilo de samba criado para puxar os desfiles carnavalescos e passar uma determinada mensagem.

Grandes nomes do samba

Da década de 1930 em diante, o samba tornou-se um dos gêneros musicais mais populares no Brasil e mais conhecidos no exterior. O ritmo modernizou-se, e novos subgêneros surgiram ao longo do tempo, o que trouxe uma variedade de ritmos considerável para o samba. Muitos sambistas consolidaram-se de lá pra cá, e podemos mencionar alguns nomes:

→ Noel Rosa

→ Cartola

→ Beth Carvalho

→ Bezerra da Silva

→ Carmen Miranda

→ Martinho da Vila

→ Alcione

→ Nelson Cavaquinho


claraxssxs: Muito brigadaaaaaa ✨
theddycunha0: De nada :))
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