resumo de colangiografia intro-operatória
Soluções para a tarefa
Resposta:
A colangiografia intra-operatória (CIO) é exame realizado durante a colecistectomia e que foi introduzido em 1937 por Mirizzi, na Argentina.
Desde então as discussões sobre a validade da sua realização, tem sido acaloradas.
Existem cirurgiões que a realizam de forma rotineira, outros de forma seletiva e alguns não a realizam jamais.
As vantagens apontadas pelos que a defendem são: oferece um mapa da anatomia da árvore biliar, diagnostica a litíase coledociana, em especial a silenciosa, diagnostica a papilite, serve como poderoso registro da integridade das vias biliares extra-hepáticas, pode prevenir a lesão iatrogênica das vias biliares e diagnostica a eventual lesão já praticada (Berci, et al, 1991; Bresciani, et al, 1992).
As desvantagens apontadas são: alonga o tempo cirúrgico, aumenta os custos, expõe a equipe médica e paramédica à irradiação ionizante e pode resultar em falso-positivo (Ladocsi, et al, 1997).
O tempo cirúrgico mais longo tem nítida influência no custo global do tratamento uma vez que as instituições privadas do Brasil cobram por tempo de uso da sala cirúrgica e dos equipamentos utilizados.
Nos EUA existem alguns estudos do custo deste exame, sendo que o valor obtido fica em torno de US$ 700 (Soper & Brunt, 1994; Ladocsi, et al, 1997). No nosso meio são escassos os estudos de custos na área médica, entretanto para a racionalização do tratamento e adequação à realidade econômica do país é importante mensurar estes valores.
Como a CIO rotineira pode evitar lesões da via biliar principal e eventualmente o seu uso pode reverter-se em economia pois um único caso de lesão iatrogênica pode consumir U$ 100.000 (cem mil dólares americanos), segundo Soper & Brunt (1994), é importante conhecer-se em nosso meio o tempo que se gasta para realizar a CIO e seu custo.
OBJETIVOS
1. Mensurar o tempo gasto na realização da colangiografia intra-operatória em um hospital privado e em um hospital universitário
2. Verificar se há diferença no tempo gasto com o exame entre um hospital privado e um universitário.
3. Mensurar o custo da colangiografia intra-operatória em um hospital privado.