Resumo de cada um dos Instrumentos Óptcos (5 Linhas Cada)
*Lupa
*Luneta
*Telescópio
*Microscópios
*Câmera Fotogradica
*Projetor de Slides
*Óptica do Olho Humano
*Miopia
*Hipemetropia
*Presbiopia
*Astigmatismo
*Estrabismo
*Daltonismo
Soluções para a tarefa
Lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais facilidade pequenos objetos e alguns detalhes ou superfícies.Também denominada microscópio simples - é constituída de uma única lente convergente
Lunetas são instrumentos de observação a grandes distâncias, sendo úteis para observação de astros (luneta astronômica) ou para observação da superfície terrestre (luneta terrestre).
Telescópio é um instrumento óptico que tem o objetivo de permitir a observação de grandes objetos a longas distâncias, como galáxias, estrelas e planetas. Ele é composto por duas partes: a objetiva, que pode ser uma lente ou um espelho curvo, e a ocular, composta por um conjunto de lentes.
Microscópio é um instrumento óptico com capacidade de ampliar imagens de objetos muito pequenos graças ao seu poder de resolução. Este pode ser composto ou simples: microscópio composto tem duas ou mais lentes associadas; microscópio simples é constituído por apenas uma lente células.
Câmera fotográfica (português brasileiro) ou câmara fotográfica (português europeu) é um instrumento óptico para captação de imagens na forma de fotografias individuais,[1][2][3] que são armazenadas localmente, transmitidas para outro local, ou ambos.
Um projetor de diapositivos é um aparelho óptico-mecânico utilizado para projetar fotos em transparência no formato 35 mm, emolduradas chamadas de slides ou diapositivos em uma tela ou parede. O equipamento utiliza uma fonte de luz que atravessa o slide e um conjunto de lentes (que ampliam sua imagem) para projetar a imagem na tela.
A princípio e de forma bem simplificada, o olho humano pode ser considerado um instrumento óptico, pois é constituído por uma lente biconvexa (o cristalino), que fica situada na região anterior ao globo ocular. No fundo do globo ocular, está a retina, que é sensível à luz e serve de anteparo para as imagens.
Miopia é uma condição do olho caracterizada por má visão à distância. Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina
Hipermetropia ou hiperopia é uma condição do olho em que a luz é focada na parte posterior da retina, ao invés da própria retina.[1] Isto faz com que a pessoa veja desfocados os objetos a curta distância, enquanto os objetos distantes são vistos normalmente.
Presbiopia é uma condição ocular associada ao envelhecimento do olho humano caracterizada por diminuição progressiva da capacidade de focar nitidamente objetos a curta distância. Os sintomas mais comuns são dificuldade em ler textos com letras pequenas, ter que segurar o texto a ler cada vez mais longe, dores de cabeça e astenopia.
Astigmatismo é um tipo de erro refrativo em que o olho não consegue focar a luz na retina de forma uniforme. Isto faz com que a pessoa veja de forma distorcida ou desfocada a qualquer distância. Entre outros possíveis sintomas estão a fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade em conduzir veículos durante a noite.
Estrabismo é uma condição em que os olhos não estão corretamente alinhados entre si quando a pessoa foca um objeto. O olho que se foca no objeto pode alternar. A condição pode-se manifestar de forma permanente ou apenas ocasionalmente.
Daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho.