Geografia, perguntado por miriammorais715, 11 meses atrás

Resumo de cada doutrina abaixo. DOUTRINAS ECONÔMICAS DO CAPITALISMO*:

*Mercantilismo
*Liberalismo
*Keynesianismo
*Neoliberalismo

Soluções para a tarefa

Respondido por mainikc
22

Resposta:

MERCANTILISMO: O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, adotadas e desenvolvidas na Europa durante a fase do capitalismo comercial.É possível distinguir três modelos principais: balança comercial favorável, pacto colonial e protecionismo. Segundo William Holman Hunt, o mercantilismo originou-se no período em que a Europa estava a passar por uma grave escassez de ouro e prata, não tendo, portanto, dinheiro suficiente para atender ao volume crescente do comércio.

LIBERALISMO: Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade diante da lei. Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas em geral, apoiam ideias como um governo limitado, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), capitalismo (livre mercado), democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade racial, internacionalismo, liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade religiosa.

KEYNESIANISMO: O Keynesianismo, também chamado de Escola ou Teoria Keynesiana, é uma doutrina político-econômica oposta ao liberalismo. Nessa doutrina o Estado tem um papel preponderante na organização de um país.Essa teoria foi muito importante para renovar a teoria econômica clássica. Pautada na chamada “macroeconomia”, propõe um regime de pleno emprego e o controle da inflação.De tal maneira, o desemprego desapareceria mediante a força do mercado, posto que no sistema capitalista todos poderiam ser empregados.Defende também a ideia do Estado de oferecer benefícios sociais aos trabalhadores, por exemplo, seguro saúde, seguro desemprego, salário mínimo, dentre outrosNesse sentido, o Estado tem deveres a cumprir para com seus cidadãos, lhes proporcionando uma vida digna. Essa teoria levou ao surgimento do conceito de bem-estar social.

NEOLIBERALISMO:     doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos, na primeira metade do seculo XX, voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista, que deveria controlar parcialmente o funcionamento do mercado, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo.

Respondido por Danas
0

Essas são quatro doutrinas econômicas seguidas pelo capitalismo, alguns Estados nacionais usam mais determinadas doutrinas do que outras.

As doutrinas capitalistas:

  • Mercantilismo: É o capitalismo de mercado, aqui temos a troca de valores na balança comercial na moeda, fortemente controlada pelos estados.

  • Liberalismo: modelo liberal econômico com baixíssima intervenção estatal, grande liberdade econômica, poucas restrições e regulamentações, liberdades individuais e coletivas.

  • Keynesianismo: É mais uma interpretação liberal da economia, mas aqui há maior intervenção estatal apenas em fatores macroeconômicos que afetam o mercado de tal maneira que ele não possa mais se autorregular.

  • Neoliberalismo: É um modelo muito comum hoje em dia, onde o Estado está ligado com a economia, mas protegendo empresas, segue princípios liberais, mas com um Estado relativamente grande, geralmente envolvendo o corporativismo.

Venha estudar mais sobre o capitalismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/561741

Anexos:
Perguntas interessantes