Geografia, perguntado por tamylagata2011, 1 ano atrás

resumo de a "Era Rio Branco"? j

Soluções para a tarefa

Respondido por s2vinys2
68
A maior parte das fronteiras brasileiras foram criadas no período Imperial e na “era Rio Branco”. A memoria emergiu do período colonial. A “era Rio Branco” constitui um período marcado pela figura do Barão do Rio Branco, responsável pela política externa durante o início do período republicano brasileiro. A sua obra de fronteiras definiu grande parte das delimitações do território brasileiro. Defendeu o Brasil nos Arbitramentos internacionais, que era um modo de resolver os conflitos fronteiriços, por meio da escolha de um Terceiro Estado, neutro, que resolvia o problema. O seu principal feito foi a “questão do Acre”. Na época o Acre pertencia a Bolívia. Mas com a “corrida da borracha” inúmeros seringueiros brasileiros foram para o local. Chegaram até mesmo a conseguir uma efêmera independência. Para contra-atacar, a Bolívia assinou um acordo com um cartel de empresas norte-americanas, dando a elas o direito de exploração do Acre. Os seringueiros se revoltaram. O exército boliviano foi posto de prontidão. É nesse período que entra a figura do barão do Rio Branco, onde por meio de negociações diplomáticas, conseguiu tomar o Acre para o Brasil, através do tratado de Petrópolis. Em troca, o Brasil pagaria uma certa quantia e construiria a ferrovia madeira-Mamoré, que escoaria a exportação boliviana para as partes navegáveis dos rios amazônicos
Respondido por makmorales
11

Tem-se como resumo da Era Rio Branco foi o precedente da carreira diplomática do Barão de Rio Branco, que atuou como Cônsul-geral do Brasil em Liverpool no ano de 1876, passando como comissário pela Rússia em 1884 e superintendente de serviços de migração em Paris no ano de 1889.

Devido às negociações bem-sucedidas, o Barão do Rio Branco resolveu inúmeras discordâncias territoriais, começando com a questão do Amapá ainda em 1900, antes de assumir o ministério, vencendo a questão territorial na Guiana Francesa.

Sobre a questão de Palmas o Barão conquistou outra vitória importante, dessa vez contra a Argentina, estabelecendo os territórios em Santa Catarina e Paraná.

O grande marco da Era Rio Branco foi quando o Barão assumiu o Ministério das Relações Exteriores no ano de 1902, onde assumiu o trabalho de consolidar as fronteiras brasileiras junto aos países vizinhos.

Já na questão do Acre o Barão de Rio Branco obteve novamente o sucesso ao negociar com a Bolívia um acordo sobre o território, realizando uma permuta territorial e estabelecendo o  tratado de Petrópolis em 1903, encerrando de uma vez por todas a disputa.

Conheça mais sobre a Era Rio Branco:

https://brainly.com.br/tarefa/15480108

Abraços!

Anexos:
Perguntas interessantes