Resumo de 30 linha sobre poesia e prosa romântica
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Resposta:
A Prosa
No Brasil, o progresso da prosa romântica é simultâneo ao crescimento da imprensa brasileira, que foi inserida em 1808. Anterior a chegada da Corte ao Rio de Janeiro, Portugal não concordava com o crescimento e a inserção da imprensa aqui no país. A ação passou a ser ampliada apenas com a chegada da Corte portuguesa em solo brasileiro, em 1808, que impôs o progresso do povoado para responder ao seu estilo de vida.
Com o crescimento da imprensa, formou-se um público leitor que incentivou uma grande quantidade de divulgações em folhetins, molde que proporcionou o aparecimento e crescimento da prosa romântica, que, junto à poesia, criaram toda a formação literária romântica.
É interessante situar que, pelo caso do trabalho em prosa ter aparecido no Romantismo, à denominação romance é frequentemente vinculado ao movimento, diversas vezes sendo sinônimo de histórias românticas e folhetins. Contudo, nem todo romance do Romantismo é considerado romântico, pois o romance é somente uma expressão que indica um estilo literário narrativo em prosa que passou por várias separações ao decorrer do tempo, como o romance naturalista e o romance realista.
O romance romântico, até mais do que as poesias, queria atender e contestar as indagações a respeito da personalidade nacional. A prosa romântica tinha o objetivo de redescobrir o país, voltando a tona e reconhecendo todos os lugares que o constituíam, não só celebrando um aspecto nacional, como por exemplo, a poesia fazia.
Era frequente o comparecimento do flash back, um regresso ao passado para esclarecer um acontecimento presente. O sentimentalismo era mais evidente, pois toda prosa romântica tem relatos de amor que tentam desfazer obstáculos, acabando na morte ou no casamento. Essa concepção de amor que desfaz obstáculos traz a superfície o pensamento de que o amor é uma maneira especial dos interpretes se regenerarem.
A Poesia
O romantismo foi um movimento literário de Brasil e Portugal que ocorreu entre o começo do século XIX, mais especificamente em 1836 com a publicação do consagrado “Suspiros poéticos e saudade”, de Gonçalves de Magalhães. Para que o período possa ser compreendido da melhor forma, é necessário entender o contexto em que ocorreu.
Nessa época, havia um forte clima independentista no Brasil, e por isso a principal característica da primeira geração do romantismo é a exaltação à pátria, algo que fica bastante claro no trecho a seguir, extraído da poesia romântica da obra já mencionada de Gonçalves de Magalhães:
“Adeus, oh terras da Europa!
Adeus, França, adeus, Paris!
Volto a ver terras da Pátria,
Vou morrer no meu país.”
A segunda geração do romantismo é consideravelmente mais sombria e pesada que a primeira, isto é, é romântica no sentido mais trágico do termo, uma vez que seus principais temas giravam em torno da noite e os vícios que ela esconde, o satanismo, a fuga da realidade através da morte, o tédio, a idealização da figura feminina e o medo de amar assumido pela figura do poeta. Por isso, essa geração é conhecida como o Mal do Século.
A terceira geração do movimento é mais realista e menos sombria que a segunda, pois trata de temas reais, como a mulher de carne e osso, a luta pela liberdade do homem devido à influência do movimento abolicionista, sobre a esperança manifestada pelo progresso futuro, dentre outros temas.