Resumo de 25 linhas sobre o motivo, o desenvolvimento, e o desfecho do filme morte ao rei
URGENTEEE
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resenha sobre o filme Morte ao Rei
No filme Morte ao rei, a Inglaterra está em ruínas depois de a guerra civil ter acabado. No Parlamento, surgiu um líder político e militar que se destacaria na história da Grã-Bretanha e que ainda hoje desperta paixões e polêmicas no país: Oliver Cromwell, que organizou o exército do parlamento segundo um novo modelo. O conflito colocou frente a frente o exército da realeza (com apoio dos senhores feudais) e os apoiadores do parlamento, denominados cabeças-redondas, que, em sua maioria, eram puritanos burgueses liderados por Oliver Cromwell. Após diversos embates, os cabeças redondas vencem a cavalaria real e o rei Carlos I é executado pelos ingleses, que proclamaram a República, em 19 de maio de 1649. Além de surgir também um partido, os niveladores ("levellers"), pequenos proprietários que defendiam a república, o direito de voto e de representação no Parlamento a todos os homens livres, o livre comércio, a separação entre a Igreja e o Estado.
A República na Inglaterra esteve longe de ser democrática. Apoiado pelo exército, Cromwell se impôs sobre o Conselho de Estado (poder Executivo) e o Parlamento. Não atendeu as pretensões dos niveladores e os derrotou. Após ser instituída uma nova constituição, Cromwell ganha o título de Lorde Protetor da Escócia, Irlanda e Inglaterra, transformou-se em ditador vitalício e hereditário e, apoiado pela classe militar e burguesa, iniciou uma ditadura puritana.
Sob a ditadura, as estruturas feudais ainda existentes na Inglaterra foram eliminadas. As terras dos partidários do rei e da Igreja anglicana foram confiscadas e vendidas aos produtores rurais. Legalizou-se a propriedade absoluta da terra e o cercamento dos campos para produzir para o mercado. O liberalismo econômico entrava em vigor na prática. Cromwell deu impulso ao desenvolvimento comercial e marítimo da Inglaterra, manteve a conquista da Irlanda e da Escócia e ampliou o império colonial inglês nas Américas, conquistando praticamente a hegemonia inglesa sobre os mares. Seu governo ficou conhecido pelas medidas de intolerância e rigidez contra os opositores.
A república na Inglaterra não deu certo pelo motivo de Cromwell ser mais ditador que o rei deposto e morto. E como ele não tinha a desculpa do direito divino dos reis sua situação era ainda pior, dando à população uma visão negativa da república e fazendo com que a monarquia voltasse à tona.
Após a morte de Cromwell, no ano de 1658, seu filho assume o poder, mas é deposto um ano depois porque não conseguiu se manter no governo e não dispunha da mesma autoridade que o pai sobre o exército. Após a deposição de Richard Cromwell, uma nova organização foi dada ao poder político britânico. Com o apoio de partidários da realeza e setores descontentes com a ditadura de Cromwell, um novo parlamento aprovou a chegada do rei Carlos II ao trono inglês. Tal período da Revolução Inglesa acabou conhecido como a fase da Restauração Monárquica.