História, perguntado por dudasanttos6, 1 ano atrás

Resumo de 20 linhas sobre o imperialismo na oceania.​

Soluções para a tarefa

Respondido por izzie99
8

Resposta:

Durante o século XIX e início do século XX, os países europeus apoderaram-se de territórios, envolveram-se em disputas coloniais e impuseram seu poder direta ou indiretamente à Ásia e à Oceania.

O método de produção dos países asiáticos era constituído por alianças entre a pequena produção agrícola e a indústria doméstica, formando sociedades econômicas de subsistência. A classe de comerciantes de produtos europeus, com destaque para os ingleses, extinguiu a indústria artesanal asiática, mantendo o conjunto de habitantes locais subordinados à agricultura.  

Assim, a Ásia passou a atender às necessidades de gêneros alimentícios e matérias-primas do mercado europeu. E, por volta do ano de 1848, os ingleses tornaram mais intenso seu domínio, determinando ao país sua dominação.

Mas, a constante presença inglesa provocou o sentimento nacionalista indiano, como consequência a Guerra dos Cipaios (soldados indianos), no ano de 1857. Em que as pessoas inconformadas foram reprimidas e a Índia tornou colônia inglesa, cuja administração foi do vice-rei de Calcutá. E o primeiro-ministro do reino unido, Benjamin Disraeli, converteu a Índia em área do Império e aclamou a rainha Vitória imperatriz da Índia.

Assim, a Inglaterra, no século XX, exercia controle não apenas na Índia, mas também, de regiões próximas, tais como: Birmânia, Tibete e Afeganistão; exercendo autoridade do Mar Vermelho ao oceano Índico, estendendo à Austrália e às ilhas vizinhas e compondo o grupo de lugares determinados favoráveis à fiscalização britânica no território indiano.

Explicação:

Perguntas interessantes