Resumo de 10 linhas do nazismo na Alemanha
Soluções para a tarefa
O surgimento do nazismo aconteceu logo após a Primeira Guerra Mundial em um momento em que a Alemanha estava arrasada e humilhada após esse conflito. A crise econômica e as duras imposições do Tratado de Versalhes fortaleceram o discurso nacionalista e extremista difundido por certas parcelas da sociedade alemã.
O nazismo possuía princípios como o antibolchevismo, antiliberalismo, antissemitismo, militarismo, exaltação da guerra etc. Assumiram o poder em 1933, quando Hitler foi nomeado primeiro-ministro da Alemanha. A partir desse momento, Hitler impôs uma série de mudanças no país, recuperando a economia e implantando uma ditadura totalitária que perseguia seus opositores.
A Alemanha caminhou para o seu fortalecimento militar e para o expansionismo territorial, e o resultado direto disso foi a guerra, iniciada em 1º de setembro de 1939, quando os alemães invadiram a Polônia. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava destruída, e o mundo, chocado com o horror do Holocausto, genocídio responsável pela morte de seis milhões de judeus.
O Nazismo foi um fenômeno histórico gerado na Alemanha a partir de uma crise que pode ser remontada à época da Primeira Guerra Mundial. Apesar desse país ter se tornado um dos mais importantes Estados industriais da Europa durante o reinado do imperador Guilherme II, tornou-se, depois de quatro anos de intensa conflagração, uma nação frágil e politicamente instável. Isso, principalmente também porque o Tratado de Paz de Versalhes - assinado em 1919 entre os países vencedores da batalha - determinou importantes restrições à Alemanha derrotada. Ao fazer com que o Estado perdesse grande parte de seu potencial econômico, bem como sua força aérea e 13, 5% de seu território, além do direito de ter mais de 100000 homens em seu exército, esse acordo não só diminuiu o poderio bélico da Alemanha.