Resumo da vida Donatello mínimo 25 linhas
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Donatello (1386-1466) foi um escultor italiano, um dos grandes artistas da arte renascentista. Foi predecessor do naturalismo e da glorificação do nu. Realizou trabalhos em Florença, Roma, Nápoles Siena e Pádua.
Donato Di Niccolò Di Betto Bardi (1386-1466), conhecido como Donatello, nasceu em Florença, Itália, no ano de 1386. Filho do tecelão de lã Nicollò di Betto Bardi, ainda jovem treinou a arte de esculpir numa oficina de ourives e na oficina do escultor Lorenzo Ghiberti. Entre os anos de 1402 e 1403 estudou as artes clássicas de Roma com o arquiteto Filippo Brunelleschi.
De volta à Florença iniciou uma série de trabalhos. Entre 1404 e 1407 trabalhou como assistente de Lorenzo Ghiberti, durante a elaboração das duas portas de bronze, do "Batistério di San Giovanni", em Florença. A porta norte, ilustra episódios do Novo Testamento. A segunda, "A Porta do Paraíso", nome dado posteriormente por Michelangelo (1475-1564), que representa a história no Antigo Testamento.
Como todo escultor renascentista, Donatello dedicou-se à representação de santos, que assumem dimensões humanas, expressões e sentimentos, como a escultura de São João, de 1408, feita em mármore, para o nicho do portal central da Catedral de Florença. Em 1410, também em mármore, esculpiu a estátua de São Pedro, para a Orsanmichele, em Florença. Em 1411 começou a esculpir, para a mesma Igreja, a estátua de "São Marcos", concluída em 1412. Entre 1415 e 1416, trabalhou na escultura de "São Jorge e o Dragão". Nela se observa a mobilidade do corpo humano pela primeira vez desde a Antiguidade Clássica. Em 1421, executa um de seus primeiros trabalhos em bronze, a escultura de "São Luís de Toulouse".
Entre 1425 e 1435, Donatello desenvolveu projetos com o arquiteto Michelozzo, entre eles, o Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII, quando esculpiu em bronze o corpo do papa morto. Em 1427, em Pisa, elaborou os painéis de mármore do monumento fúnebre do Cardeal Bracacci para uma Igreja de Nápoles.
Em 1430, Donatello iniciou a escultura do “Tabernáculo do Sacramento” para a Basílica de São Pedro, em Roma, obra que terminou em 1433. Por volta de 1440, esculpiu “David”, uma encomenda de Cosme de Médici para decorar os jardins de seu palácio em Florença. A escultura, primeira obra em bronze, totalmente nua, com 158 cm, representa o jovem David, em pé, com a espada que abateu Golias. A base da estátua é constituída pela cabeça decapitada
Entre os anos de 1443 e 1450, foi para a cidade de Pádua, onde esculpiu uma de suas grandes obras, a primeira estátua equestre em bronze, desse período, para o centro de uma praça pública, representando Erasmo de Narni, que ficou conhecida como “Gattamelata”. Em sua fase final, Donatello rompeu com a influência clássica, criando esculturas de estilo realista, das quais se destacam a obra "Madalena" (1455), feita em madeira, e "Judite e Holofernes" (1457-1460), encomendada por Piero de Médici.
Donato Di Niccolò Di Betto Bardi (1386-1466), conhecido como Donatello, nasceu em Florença, Itália, no ano de 1386. Filho do tecelão de lã Nicollò di Betto Bardi, ainda jovem treinou a arte de esculpir numa oficina de ourives e na oficina do escultor Lorenzo Ghiberti. Entre os anos de 1402 e 1403 estudou as artes clássicas de Roma com o arquiteto Filippo Brunelleschi.
De volta à Florença iniciou uma série de trabalhos. Entre 1404 e 1407 trabalhou como assistente de Lorenzo Ghiberti, durante a elaboração das duas portas de bronze, do "Batistério di San Giovanni", em Florença. A porta norte, ilustra episódios do Novo Testamento. A segunda, "A Porta do Paraíso", nome dado posteriormente por Michelangelo (1475-1564), que representa a história no Antigo Testamento.
Como todo escultor renascentista, Donatello dedicou-se à representação de santos, que assumem dimensões humanas, expressões e sentimentos, como a escultura de São João, de 1408, feita em mármore, para o nicho do portal central da Catedral de Florença. Em 1410, também em mármore, esculpiu a estátua de São Pedro, para a Orsanmichele, em Florença. Em 1411 começou a esculpir, para a mesma Igreja, a estátua de "São Marcos", concluída em 1412. Entre 1415 e 1416, trabalhou na escultura de "São Jorge e o Dragão". Nela se observa a mobilidade do corpo humano pela primeira vez desde a Antiguidade Clássica. Em 1421, executa um de seus primeiros trabalhos em bronze, a escultura de "São Luís de Toulouse".
Entre 1425 e 1435, Donatello desenvolveu projetos com o arquiteto Michelozzo, entre eles, o Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII, quando esculpiu em bronze o corpo do papa morto. Em 1427, em Pisa, elaborou os painéis de mármore do monumento fúnebre do Cardeal Bracacci para uma Igreja de Nápoles.
Em 1430, Donatello iniciou a escultura do “Tabernáculo do Sacramento” para a Basílica de São Pedro, em Roma, obra que terminou em 1433. Por volta de 1440, esculpiu “David”, uma encomenda de Cosme de Médici para decorar os jardins de seu palácio em Florença. A escultura, primeira obra em bronze, totalmente nua, com 158 cm, representa o jovem David, em pé, com a espada que abateu Golias. A base da estátua é constituída pela cabeça decapitada
Entre os anos de 1443 e 1450, foi para a cidade de Pádua, onde esculpiu uma de suas grandes obras, a primeira estátua equestre em bronze, desse período, para o centro de uma praça pública, representando Erasmo de Narni, que ficou conhecida como “Gattamelata”. Em sua fase final, Donatello rompeu com a influência clássica, criando esculturas de estilo realista, das quais se destacam a obra "Madalena" (1455), feita em madeira, e "Judite e Holofernes" (1457-1460), encomendada por Piero de Médici.
Perguntas interessantes