Resumo da teoria musical bohumil med
Soluções para a tarefa
Teoria da Música", do professor Bohumil Med, aborda todos os temas da teoria musical numa linguagem simples e objetiva, além de incluir assuntos pouco usuais em livros desta natureza, tais como: modos litúrgicos e suas transposições; escalas e acordes alterados; escalas exóticas; etc. A 4ª edição, revista e ampliada, é o mais completo manual de teoria existente em português.
Características da Música e do Som
A música é a arte de combinar sons numa sequência temporal de acordo com as leis da harmonia, melodia, contrapunto e ritmo, ou de produzi-los com instrumentos musicais, com ordem, proporção e equilibrio dentro de um tempo.
Enquanto que, o som é a sensação ou impressão produzida no ouvido por um conjunto de vibrações que se propagam através de um meio elástico, como o ar, e podem ser regular o irregular.
Acordes de Quinta
Os acordes são um grupo de notas (dois o mais) tocadas simultaneamente para criar harmonia. Os acordes de quinta são aqueles que está sete semitons depois e podem ser classificados em dois tipos
- Diâtonicos: formados por notas de uma mesma escala diâtonica, podem ser perfeitos (consonantes) ou imperfeitos (dissonantes)
- Alterados: formados pelas notas de uma escala alterada.
Escala Exóticas
É aquela formada pela combinação de até doze semitons, permitiendo a formação de um grande número de escalas. Foram geradas pelo folclore de algumas comunidades ou também pelas combinações matemáticas que fazem alguns compositores.
Floreio e Cadéncia Melódica
O floreio ou tirata, é um ornamento sem uma forma definida, que pode ser formada por uma o mais notas ou por um grupo de notas intercalado em duas notas reais.
A cadéncia melódica também é um ornamento, porem, é feita com uma passagem sobrecargada de valores e com diferentes durações, sem ter em conta os limites regulares do compasso
Acordes a Quatro Vozes
A harmonia a quatro vozes é uma das combinações mais comuns, onde o quarteto musical corresponde a cada nota do acorde, e as vozes são:
- Soprano (S)
- Contra alto (C)
- Tenor (T)
- Baixo (B)
E são classificadas em:
- Vozes internas: contra alto e tenor
- Vozes externas: soprano e baixo
- Vozes graves: contra alto e baixo
- Vozes agudas: soprano e tenor
- Vozes superiores: soprano, contra alto e tenor
- Voz inferior: baixo
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7433405