História, perguntado por aline7563, 1 ano atrás

resumo da sociedade feudal​

Soluções para a tarefa

Respondido por KarlaAraripe
44
A sociedade feudal,era uma sociedade em que os donos de terras tinham seus servos.Os servos trabalhavam para os chefes,mais em compensação os servos tinham aonde ficar nas terras e ficavam protegidos com sua família!Essa sociedade foi durante a idade média...

gabrielafonso63: A sociedade feudal era aquela que se formou durante o feudalismo na Idade Média europeia. Tinha como origem, portanto, a mistura de elementos do Império Romano e dos povos germânicos invasores. Esta sociedade tinha como ponto principal de organização o feudo (principal unidade de produção e organização territorial da Idade Média).
madumartinz: sociedade feudal, integrantes, nobres, clero e camponeses, funções sociais, organização social no feudalismo, resumo, ordens da sociedade. A sociedade feudal era aquela que se formou durante o feudalismo na Idade Média europeia.
Respondido por mariana01515
32

A sociedade feudal era essencialmente rural baseada na posse de terras (feudos) e inserida num sistema monárquico de centralização do poder. Ela foi marcada por uma produção autossuficiente (economia agrária e de subsistência).

Características: Resumo

A sociedade feudal se caracterizava por ser uma sociedade estamental, ou seja, uma estrutura social fixa hierarquizada e que estava dividida em estamentos.

Os estamentos representavam os grupos sociais ou estados e, no caso do feudalismo, estava dividido em basicamente quatro instâncias:

Rei: acima de qualquer estamento estavam os reis, que detinham o maior poder expresso numa só figura. Eram aqueles que governavam e recebiam impostos dos outros grupos sociais.

Clero: representava a camada relacionada com o sagrado, ou seja, aqueles que rezavam e fortaleciam a religião católica (papas, bispos, cardeais, monges, abades e padres). Em suma, era a classe detentora do poder da Igreja (a mais poderosa instituição feudal) e aquela que sabia ler e escrever.

Nobreza: além dos nobres (que incluíam os senhores feudais, donos das terras e das riquezas), nessa categoria estavam incluídos os guerreiros, ou seja, aqueles que guerreavam.

Povo: englobam os vilões, camponeses e servos (escravos), ou seja, aqueles que trabalhavam nos feudos (produção de alimentos e construções) em troca de habitação, comida e proteção.

Perguntas interessantes