resumo da segunda classe da Tarsila do Amaral
Soluções para a tarefa
Nessa fase da artista, Tarsila passou a questionar os problemas advindos da industrialização e do capitalismo, que geram riquezas, mas não para aqueles que trabalham, pois esses continuam pobres e desesperançados, sem acesso aos bens e à educação.
Segunda Classe (1933) é uma tela famosa da pintora modernista Tarsila do Amaral (1886 - 1973), e faz parta do que ficou conhecida como a Fase Social da artista. Na obra, figuram mulheres, homens e crianaçs diante de um trem, com aspectos cansados ou entristecidos.
O que a pintura representa?
Nesse período de sua carreira, a pintora começa a retratar problemas e questões sociais da sociedade brasileira. Em 1933, Tarsila pinta a tela Operários e a Segunda Classe, que leva para ser exposta no primeiro Salão Pauista de Belas-Artes.
Agumas características apresentadas na obra:
- o exôdo rural de famílias pobres que iam buscar trabalho nas capitais
- a tristeza da locomoção forçada, da família que ficou para trás
- a dificuldade e incerteza na vida do povo trabalhador
Ao representar questões sociais do país, Tarsila se volta para uma temática politizada sobre a vida e adota tons mais cinzas e cores menos vibrantes, de acordo com as realidade triste que quer passar. De tal maneira, a pintora se distanciava da sua primeira Fase Pau-Brasil que usava um colorido exagerado e vibrante, e também dos pasectos mágicos e fantásticos da fase Antropofágica.
Saiba mais sobre Tarsila do Amaral em:
https://brainly.com.br/tarefa/30960845?referrer=searchResults
#SPJ2