RESUMO DA REVOLTA DA VACINA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A chamada "Revolta da Vacina" foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro no início do século XX. A revolta ocorreu como uma reação popular à campanha da vacinação obrigatória, posta em prática pelo sanitarista Oswaldo Cruz.
A campanha em si foi idealizada pelo sanitarista Oswaldo Cruz, que foi empossado Diretor Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, na época capital federal. Isto foi feito a mando do Presidente Rodrigues Alves, como parte de uma série de reformas e projetos de urbanização idealizados pela presidência, entre elas a demolição de cortiços e favelas e de boa parte das construções antigas do centro do Rio, e a criação das brigadas de mata-mosquitos, destinadas a combater as principais doenças epidêmicas transmitidas pelo inseto, como a malária e a febre amarela.
No dia seguinte ao dia da aprovação da Lei da Vacina Obrigatória, 5 de novembro de 1904, os que se opunham à vacinação obrigatória se organizaram fundando a Liga Contra a Vacina Obrigatória, para protestar contra as medidas do governo. No dia 10 de novembro, percebendo que o governo pretendia continuar com as mesmas práticas a despeito da revolta da população, estourou a insurreição.
Apesar da revolta, a campanha foi um absoluto sucesso em seus objetivos, e dentro de poucos anos a varíola estava completamente erradicada no Rio de Janeiro, momento no qual o programa foi sendo lentamente expandido até a erradicação completa da varíola no Brasil na década de 1970