resumo da reprodução das gimnospermas
Soluções para a tarefa
As gimnospermas tem seu nome deriva do grego gymnos, que significa nu, e sperma, que significa semente e refere-se ao fato de que as sementes não são protegidas por frutos.
As gimnospermas possuem os estróbilos masculinos e os estróbilos femininos, que podem ou não estar presentes na mesma planta.
Os estróbilos masculinos produzem os micrósporos por meio da meiose, passam por divisão mitótica e acabam por originar o pólen, que é o gametófito masculino. Os estróbilos femininos passam pelo mesmo processo, mas produzem os megasporângios, que são resultantes nos megásporos que formam o gametófico feminino, que é o óvulo que contém a oosfera.
A fecundação se dá por meio da polinização, ocasionada em essência devido ao vento que transporta o grão de pólen até o óvulo. Esse possui um tubo polínico que conduz o núcleo espermático até a fecundação da oosfera.
O zigoto é formado após esse processo, e divide-se por meio da mitose. Assim é gerado o embrião que, ao se desenvolver, gera um novo esporófito com uma radícula, um caulículo e gêmulas.