resumo da região norte,pff e para amanhã
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Região Norte ocupa uma área de 3.853.676.948 km², sendo a maior das regiões brasileiras. Faz fronteira com a Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a Guiana Francesa.
Na Região Norte, localiza-se a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, o rio Amazonas, o maior rio do mundo em extensão, a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo e o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, com 2.993,78 metros de altitude, situado no Parque Nacional do Pico da Neblina, na serra Imeri, no município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas.
Sua população apresenta grande heterogeneidade, pois aproximadamente 228 mil índios de diversas etnias vivem nessa região. Nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes oriundos do Nordeste, principalmente do Ceará e do Maranhão. No Acre e em Rondônia, há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos.
As manifestações culturais têm grande influência dos indígenas, assim como as festas de cunho religioso. O Círio de Nazaré realizado em Belém, capital do Pará, é uma das festas populares de maior destaque. O Festival de Parintins, a mais conhecida festa do Boi-Bumbá, é realizado em junho, no Amazonas.
A atividade econômica baseia-se principalmente no extrativismo de produtos, como, o látex, açaí, madeira e castanha. A Região é também rica em minérios, representada pela Serra dos Carajás (PA), de onde se extrai grande parte do minério de ferro brasileiro, e a Serra do Navio (AP), rica em manganês.
O setor industrial concentra-se, principalmente, na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a qual se expandiu em virtude de uma série de políticas de incentivo fiscal no objetivo de desenvolver e fortalecer economicamente a região.
No que tange aos aspectos negativos, os estados do Norte apresentam alguns problemas sociais, tais como, insuficiência de saneamento ambiental, analfabetismo (atingindo 10% da população) e mortalidade infantil (23,5 a cada mil nascidos vivos).