resumo da primeira parte de um estudo em vermelho, pff
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um estudo em vermelho” marca o início da trajetória de sucesso do maior detetive da literatura mundial: Sherlock Holmes; publicado originalmente na revista Beeton's Christmas Annual em novembro de 1887, foi finalmente lançado em formato de livro em julho de 1888; a obra narra o primeiro encontro do detetive com seu fiel amigo Dr; watson, imersos em mais um intrigante mistério a ser solucionado; a minúcia da narrativa permite ao leitor conhecer os costumes da época e os acontecimentos históricos, enriquecendo a trama do caso; com um desfecho que deixará os leitores sem ar, Um estudo em vermelho é mais uma obra genial de Sir Arthur Conan Doyle.
Resenha: No início da história acompanhamos a vida de John Watson, um homem que se formou na Universidade de Londres no curso de medicina e não satisfeito com o diploma obtido, ingressa no curso para médico do exército e posteriormente é convocado e serve no exército inglês durante a Segunda Guerra Afegã. Após ser ferido durante o conflito Watson fica doente e sua saúde sofre um grande declínio, ele entra em licença médica e é enviado de volta para a Inglaterra com o objetivo de recuperar-se. Sem ter qualquer familiar, Watson resolve morar em Londres, mas na cidade ele acaba gastando praticamente todo o seu dinheiro ao se hospedar em um hotel e preocupado ele vê a necessidade de morar em um lugar mais barato. Em um bar Watson acabada encontrando de forma inesperada Stamford, um velho colega de trabalho que lhe apresenta a solução para o seu problema.
"Em 1878, diplomei-me como doutor em medicina na Universidade de Londres e viajei para Netley a fim de fazer o curso recomendado a cirurgiões no exército. Após concluir os estudos ali, ingressei no devido tempo, como cirurgião-assistente, no 5º Regimento de Infantaria de Northumberland. O regimento encontrava-se então aquartelado na Índia, e antes de eu poder alistar-me irrompera a segunda guerra anglo-afegã [...]" p. 11.
Esse seu colega diz que tem outro conhecido que deseja encontrar um companheiro para dividir o aluguel de uma casa ou apartamento, mas ele é um homem de ideias "esquisitas". Decidido, Watson vai com seu colega até o laboratório químico do hospital local para conhecer esse homem misterioso, mas ao chegar lá ele fica é curioso e fascinado com esse homem que faz uma surpreendente observação, ele diz que Watson passou um tempo no Afeganistão. Esse homem não tem qualquer diploma em nível superior ou educação "formal", mas demonstra ser extremamente inteligente e perspicaz, esse homem é conhecido como Sherlock Holmes.
Após entrarem em acordo, Holmes e Watson combinam de olhar algum imóvel no dia seguinte e encontram um apartamento na Baker Street (221B) que atende as todas suas necessidades e onde passam a morar. Após alguns dias dividindo o apartamento com Holmes, o Watson fica intrigado quanto à ocupação de seu companheiro, pois nota que Holmes quase não fala de suas atividades, mas Watson percebe que ele recebe no apartamento pessoas completamente distintas uma das outras. Indagado, Holmes alega que essas visitas fazem parte do seu "trabalho", que Watson descobre por meio do próprio companheiro de apartamento que ele é o único detetive consultor no mundo a ajudar pessoas e detetives a solucionar casos, até então, não solucionados.
"Os jornais do dia seguinte surgiram repletos de notícias do Mistério da Brixton, como denominaram o caso. Além de todos trazerem artigos detalhados sobre o assunto, alguns publicaram editoriais com destaque e continham algumas informações novas para mim. Ainda guardo numerosos recortes e fragmentos no meu álbum do assassinato [...]" p. 71.
Em certo momento a tranquilidade e rotina de Watson e Holmes muda quando esse último recebe uma mensagem de Tobias Gregson, um detetive da Scotland Yard que recorre à Sherlock Holmes em busca de ajuda para solucionar um caso. Um homem foi encontrado morto em uma posição horrível em uma casa abandonada, essa casa não há qualquer sinal de arrombamento e o homem não apresenta aparamente qualquer marca ou sinal de perfuração. Após alguma insistência de Watson, Holmes resolve ir ao local e convida o médico para acompanhá-lo. Chegando ao local Holmes tece diversas observações e elabora um relatório que apenas deixa Watson com mais dúvidas e agora Holmes decide investigar o caso à fundo e trazer à trazer a tona a pessoa responsável pelo crime.