Resumo da parte 3 de viagens de Gulliver
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A convite do Capitão William Robson, Gulliver embarca para uma viagem às índias Orientais como comandante de uma chalupa (Antigo navio à vela, cuja mastreação se compõe de gurupés e dois mastros: o de vante de lugre, e o de ré inteiriço, que enverga pequena vela latina quadrangular). Durante a viagem, é perseguido por dois navios de piratas que lhe roubaram a chalupa e lhe dão canoa para que ele consiga chegar em terra.
Depois de algum tempo, Gulliver chega a uma ilha formada por penhascos. Depois ser encontrado pelos habitantes, é levado ao palácio real por uma nave até a presença do Rei, que não entendendo sua língua, ordena que lhe ensinem a língua nativa.
Gulliver então aprende que o nome da ilha era Laputa “Ilha Volante ou Flutuante” e graças a sua inteligência em poucos dias adquiriu o conhecimento da língua. Os habitantes de Laputa viviam numa nave e eram conhecedores da lógica (Matemática) e da harmonia (música), não se interessando por nenhum outro ramo de conhecimento.
Gulliver pouco interessado nestas ciências pede permissão para visitar outra ilha e segue para Balnibardi. Em Lagada, metrópole de Balnibardi, Gulliver visita a academia local em que muitos cientistas tentavam aperfeiçoar seus projetos de remodelação de todas as artes, ciências, línguas e ofícios.
Como esses projetos ainda não atingiram a perfeição, os habitantes estavam à mercê dos cientistas, com isso as casas estavam desmoronando, o campo miseravelmente arruinado e o povo sem roupa e sem comida. Menos o rei que se contentou em viver na maneira antiga, preferiu o bem estar do quê o progresso geral. Gulliver propõe alguns melhoramentos nos projetos os quais são aceitos e reconhecidos pelos cientistas.
Cansado de morrar nesse lugar, Gulliver pensa em retornar a Inglaterra, mas a falta de um navio o faz visitar uma ilha chamada Glubboubdrib, que significa “Ilha dos feiticeiros ou mágicos”. Nessa ilha o governador tem poderes chamar dentre os mortos que bem quisesse e exigir-lhes os serviços por 24 horas (não mais). No começo Gulliver ficou assustado, mas logo se familiarizou com o ambiente e aproveitou para chamar os espíritos de muitas personalidades como Alexandre o Grande, César, Pompeu, Brito, Homero, Aristóteles, Descartes, Gassendi, com a intenção de esclarecer algumas dúvidas sobre as histórias antigas e modernas.
Depois de sua estada Glubboubdrib, segue viagem e tenta chegar ao Japão onde, de lá, regressaria à Inglaterra. Durante a vigem passa por Luggag, onde foi recebido com muita cordialidade. Fica sabendo da existência de uma raça chamada Struldbrugs (Imortais que viviam naquele país) e deseja ser um deles, mas quando soube das desvantagens, logo se arrepende e segue para o Japão e de lá embarca num navio com destino a Inglaterra.
Resposta: Gulliver recebeu mais um proposta para embarcar em uma nova viagem. Só aceitou porque o pagamento era alto. Durante o trajeto Gulliver se perdeu da tripulação depois de uma tempestade, foi capturado por piratas e abandonado em alto mar. Para sobreviver, ele remou até a ilha mais próxima.
Então ele chegou a essa cidade onde toda população era faminta. Lá descobriu que o problema era gerado pelos governantes que viviam em uma ilha flutuante. Nessa ilha cada governante tinha um empregado usando uma bola barulhenta na cabeça, que servia para despertar os chefes de suas ocupações (pensamentos). Eles se diziam muito ocupados com questões importantes como, por exemplo, matemática, astrologia e música e, por isso, não queriam perder tempo com as questões do cotidiano que não tinham importância alguma. Se os empregados não fizessem o barulho eles viviam como surdos e mudos, cada um apenas voltado aos seus próprios pensamentos filosóficos.
Espero que tenha ajudado, ib: conto das letras✨