Português, perguntado por germanotome0pehr0i, 1 ano atrás

Resumo da obra Espumas flutuantes.​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaopaulosilvamg
4

Castro Alves foi o maior poeta social do romantismo brasileiro. Espumas Flutuantes é sua obra lírica mais significativa. Tomada às vezes como antecipadora do realismo, sua poesia mantém forte ligação com a própria vida do poeta – mantendo-se, nesse sentido, absolutamente romântica.  

Trata-se de uma obra extensa com 54 poemas, nos quais se destacam os temas convencionais do romantismo. O próprio poeta faz questão de estabelecer sua filiação romântica, colocando no volume algumas de suas traduções de poemas do poeta inglês Byron, um dos maiores nomes da escola romântica em seu país.

O sentimentalismo está disseminado por toda a obra, vale como exemplo “O laço de fita”, poema que traz o clichê da comparação entre a amada e a imagem de um anjo. No entanto, nesse mesmo poema percebemos a nota erótica, marca característica da temática amorosa em Castro Alves: “Mas, ai! findo o baile, despindo os adornos / N’alcova onde a vela ciosa... crepita, / Talvez da cadeia libertes as tranças, / Mas eu... fico preso / No laço de fita”.  

Também a temática da morte, tão cara aos poetas da segunda geração, marca presença aqui. Mas é bom atentar para uma ressalva, se nesses últimos o tema é tratado com aceitação conformista, Castro Alves reage com desespero a ele, como em “Mocidade e morte”: “Oh! Eu quero viver, beber perfumes / Na flor silvestre, que embalsama os ares; / (...) / Mas uma voz responde-me sombria: / Terás o sono sob a lájea fria”.  

Outros temas a merecer tratamento romântico são: a visão melancólica da existência (“As três irmãs do poeta”), o escapismo (“Hino ao sono”), a saudade (“Onde estás”), o amor fraternal (“As duas flores”) e a infância (“A Luís”).

O amor é tratado com especial deferência, tanto sob o tema sofrido do sentimento não correspondido (“Dalila”), quanto sob a abordagem mais ousada das aventuras sensuais (“Os anjos da meia-noite”), notadamente em poemas como “A uma atriz (em seu benefício)”, no qual o poeta homenageia Eugênia Câmara, atriz com quem manteve um tumultuado relacionamento. Há ainda a nota bem humorada de “Canção do boêmio”, comum entre os românticos, mas rara no livro.  

A temática política, que consagraria o poeta, merece atenção nas homenagens aos heróis da Guerra do Paraguai e da Independência – oportunidade para reali

Perguntas interessantes