Português, perguntado por jadson155, 11 meses atrás

Resumo da obra Capitães de areia de Jorge amado

Soluções para a tarefa

Respondido por 2a14cec4c4
25

Capitães da Areia faz referência aos meninos de rua de Salvador, menores cuja vida desregrada e marginal é explicada, de uma forma geral, por tragédias familiares relacionadas à condição de miséria. O grupo de meninos que forma os Capitães se esconde em um armazém abandonado em uma das praias da capital baiana. 

Os personagens que compõem o núcleo central da narrativa apresentam algumas particularidades: João Grande possui uma força bruta, o professor é lembrado pelo talento artístico, Sem-Pernas pela amargura existencial, a opressão sertaneja é representada por Volta-Seca, a sexualidade precoce por Gato, o malandro é o Boa-Vida e a tendência à religiosidade se manifesta em Pirulito. Todos são liderados por Pedro Bala, o protagonista do romance. 

Órfão desde muito cedo, Bala descobre o passado de seu pai, um líder operário assassinado durante uma greve. Quem lhe dá a informação é João de Adão, organizador de greves que abre ao menino as portas da luta trabalhista. Bala prefere continuar a organizar os assaltos e roubos cometidos pelo bando, participando das ações mais perigosas. Um dia, junta-se ao bando a menina Dora, cujos pais tinham morrido em uma epidemia de malária. Vista inicialmente com desconfiança, aos poucos Dora se integra ao grupo, ganhando o respeito de todos e o amor de Pedro Bala.

Durante uma ação, Bala e Dora são presos. Ela é colocada em um orfanato, enquanto o menino é submetido à violência de torturadores que tentam obter dele o local do esconderijo dos Capitães. Bala sofre, mas nada revela. Foge do reformatório e liberta Dora. A menina, no entanto, sai doente do lugar. Em sua última noite de vida, pede ao namorado que a possua. 

A morte de Dora coincide com um momento de passagem para a vida adulta dos principais membros do bando. João Grande vira marinheiro, Volta-Seca se torna cangaceiro, Pirulito entra para uma ordem religiosa e Sem-Pernas se suicida para não cair nas mãos da polícia. Por fim, Pedro Bala abandona o grupo, mas não a condição de líder, agora voltada para a vida operária.

Respondido por celog
1

Na obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, temos o enredo ambientado na cidade de Salvador da Bahia.

A trama aborda as vidas de adolescentes que tentam viver à margem da sociedade após serem abandonadas.

Capitães de Areia: um clássico brasileiro

Um resumo da obra encontra-se basicamente nesses pontos:

  • Volta-Seca, Sem-Pernas, O Professor, Pirulito e O Gato são meninos abandonados que tentam sobreviver em um armazém abandonado.
  • Pedro Bala é o líder desse grupo
  • Esses jovens sobrevivem de mendicância e de roubar na rua.
  • Eles são pequenos, frágeis pela miséria, mas desenvolveram qualidades como agilidade e destreza com armas de navalha.
  • Desse modo, eles atacam juntos as vítimas e repartem suas pilhagens.
  • O padre José Pedro é a personagem adulta em quem os jovens delinquentes confiam.
  • Enquanto são contados os relatos da vida cotidiana desses jovens, a Bahia vai sendo descrita.
  • Essa descrição apresenta a enorme desigualdade social, que se manifesta em uma nítida divisão entre as favelas de um lado e os bairros ricos do outro.
  • A relação entre os indivíduos oprimidos e os seus vizinhos opressores é o que marca a narrativa, pois vamos percebendo o quando os Capitães de Areia são vítimas e sintomas de uma sociedade cruel.

Mais sobre Jorge Amado em: https://brainly.com.br/tarefa/4173288

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes