Português, perguntado por marcellassouza7, 10 meses atrás

resumo da INTRODUÇÃO DO LIVRO NOITES BRANCAS​

Soluções para a tarefa

Respondido por staina902
2

Resposta:

                                  Resumo Noites Brancas

Noites Brancas é um romance de FIÓDOR DOSTOIÉVSKI. Um dos maiores nomes da literatura russa produziu esse trabalho no ano de 1848, sendo, portanto, obra do período do Romantismo.

Sua trajetória de vida fez com que ele se identificasse com esse estilo propriamente. O escritor perdeu a mãe muito cedo, quando ainda criança, e na fase adulta, perdeu a esposa e o irmão no mesmo ano. Ficou alguns anos preso e, quando finalmente conseguiu sair, acabou sofrendo com vícios em jogo, no álcool, chegando a ter surtos paranoicos. Assim, sua obra é marcada pela melancolia característica de sua personalidade.

Noites Brancas possui ênfase no amor impossível. Dostoiévski escreveu tempos antes de ser preso. Talvez, por esse motivo, seja considerada uma de suas obras de maior sensibilidade.

                                              Noites Brancas

ExplicaçãNoite Branca é um fenômeno comum em todo o leste europeu, no qual o sol não se põe, fazendo com que as noites fiquem “brancas”. Na leitura, é possível perceber o aspecto “esbranquiçado” que ambienta toda a história.

O texto é narrado em primeira pessoa por um narrador-personagem, denominado “O Sonhador”, também protagonista da narrativa. A obra está dividida em cinco capítulos: “Primeira noite”, “Segunda noite”, “Terceira Noite”, “Quarta Noite” e “Manhã”. O personagem principal, “O Sonhador”, narra toda a história, dando ênfase à intensidade dos sentimentos e aos aspectos reais das coisas.

Outra característica importante na obra, é a “personificação das coisas”. Na trama, a cidade de São Petersburgo é uma das personagens. O mesmo acontece com rios e casas da cidade. Este pode ser um mecanismo para evidenciar o estado de melancolia e de “vazio profundo” do protagonista.

O livro vai narrando a longa caminhada do Sonhador pelas ruas de S. Petersburgo, destacando as impressões que o mesmo possui acerca das pessoas que ali vivem.

Em uma dessas caminhadas, conhece Nastácia (diminutivo de Anastácia). A moça chorava muito e isso chamou atenção do Sonhador. Eles vão se conhecendo aos poucos e, durante quatro noites seguidas se encontram no mesmo lugar, tornando-se confidentes e evidenciando uma espécie de “encontro de almas."

espero ter ajudado bons estudo!

Perguntas interessantes