resumo da história dos mosaicos
Soluções para a tarefa
A arte musiva(O nome certo a se fala) remota a séc. e provavelmente surgiu com os mesopotâmicos no ano 3000 a.C.. ... O “Estandarte de Ur” (produzido cerca de 3500 a.C.) é considerado o mosaico mais antigo encontrado até hoje, pertencente à região que viviam os antigos mesopotâmicos (sumérios).
Resposta:
A Arte Musiva, como é chamada, remonta séculos e provavelmente surgiu com os mesopotâmicos no ano 3000 a.C.. No ocidente, os maias e astecas já conheciam o mosaico e por isso, há controvérsias quanto ao seu surgimento.
O “Estandarte de Ur” (produzido cerca de 3500 a.C.) é considerado o mosaico mais antigo encontrado até hoje, pertencente à região que viviam os antigos mesopotâmicos (sumérios).
Estandarte de Ur
Estandarte de Ur
Além deles, os bizantinos, egípcios, persas, gregos e romanos adornavam templos, igrejas, sarcófagos, calçadas e espaços públicos com essa arte.
As igrejas bizantinas são um dos maiores exemplos dos mosaicos na antiguidade, a qual fora copiada por civilizações posteriores.
Os mosaicos bizantinos tinham um caráter simétrico e monumental, sendo eles os responsáveis por disseminar essa arte, bem como suas técnicas.
Embora tenham sido um dos primeiros a explorar esse campo das artes, foi no período greco-romano que a arte musiva atinge seu apogeu.
Os temas mais explorados pelos artistas que compunham a arte musiva na antiguidade eram cenas cotidianas, sagradas, de guerra, históricas, mitológicas e paisagens. Certamente, os grandes mosaicos eram produzidos por um grupos de pessoas.
Mosaico Bizantino, Istambul, Turquia
Mosaico Bizantino, Istambul, Turquia
É possível encontrar muitos desses mosaicos feitos na antiguidade, por exemplo, na Basílica de São Pedro, em Roma; Basílica Ortodoxa de Monreale, na Sicília; Igreja de São Marcos, em Veneza; Igreja de Santa Sofia, em Kiev; Mosteiro de Dafne, em Atenas, dentre outros.
Com a chegada da modernidade, os mosaicos foram sendo substituídos por diversas técnicas de pintura e escultura, ao mesmo tempo que fora categorizado como uma “arte menor”, ao lado do artesanato e da tapeçaria.
Todavia, na contemporaneidade muitos artistas retomaram a construção de mosaicos, sobretudo nos murais, abrangendo seu campo de atuação a partir dos mais variados temas figurativos e abstratos.
Muitos países da América Latina são ricos em artistas que compõem os mosaicos, por exemplo, o México e o Peru.
Explicação passo-a-passo: