resumo da história do Egito antigo
Soluções para a tarefa
Resposta:Resumo de História: Egito Antigo. As águas do rio Nilo permitiram o surgimento de um extenso e opulento império em meio ao deserto do Saara, na África. A civilização egípcia antiga permaneceu nas margens do rio Nilo entre os anos de 3200 a.C a 32 a.c, onde se incia o domínio romano.
Explicação:confia =)
Resposta:
Antes de ser governado pelos Faraós, o Egito era formado por agrupamentos de pessoas chamados “nomos”. Esses nomos eram independentes mas estabeleciam relações entre si. A partir da união dos nomos, formaram-se dois reinos, o reino do Alto e do Baixo Egito.
O reino do Alto Egito estava ao sul do território e era assim denominado pela sua altitude e proximidade às montanhas. O reino do Baixo Egito estava localizado ao norte, até o encontro do território com o mar mediterrâneo.
Em 3200 a.C, Menés, que era rei do Alto Egito, unificou todo o território egípcio sob o seu poder. Essa data marca o início do período dinástico e Menés torna-se o primeiro faraó do Egito.
O período de dinastia é dividido em três fases:
3200 a.C - 2100 a.C - Império antigo
Durante esta fase, os faraós conquistaram muito poder político, militar e religioso. Dentre os mais famosos faraós desse período destacam-se Quéops, Quéfren e Miquerino, a quem foram atribuídas as famosas pirâmides de Gizé.
No final desse período iniciam-se revoltas com o intuito de enfraquecer o poder dos faraós. Essas revoltas levaram a uma guerra civil, que trouxe muitas consequências negativas e desorganização da sociedade.
2100 a. C - 1580 a. C - Império médio
O império foi novamente unificado e houve estabilização econômica e política. Nesse período houve conquistas de novos territórios, como é o caso da Palestina e Núbia, onde foram encontrados metais preciosos.
Mas ao final desse período, o território é invadido pelos hicsos, povos nômades da Ásia. Devido a sua superioridade militar, os hicsos conseguiram impor seu poder e dominaram o norte do Egito por cerca de 170 anos.
1580 a.C - 715 a. C - Novo império
Os egípcios conseguiram se unir e fortalecer sua força militar e em 1580 expulsam os hicsos de seu território, inaugurando o Novo império, última fase da dinastia egípcia.
No final desse período surgem conflitos entre sacerdotes e monarcas, que faziam parte da classe privilegiada do Egito - o que gera instabilidade e enfraquece o poder dos faraós. Além disso, os camponeses também começam a se rebelar contra os elevados impostos que pagavam para manter os luxos das classes altas.
Assim, o Egito entra em decadência e começa a sofrer diversas invasões em seu território. Dentre os povos que invadiram o território egípcio estavam os assírios, os persas, os macedônios e os romanos.
Explicação: