Resumo da guerra dos titans
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Titanomaquia, na mitologia grega, foi a guerra entre os titãs, liderados por Cronos, contra os deuses olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo. Zeus conseguiu vencer Cronos após resgatar seus irmãos depois de uma luta que durou dez anos.[1]
Tudo começa quando Urano deseja casar-se com Gaia, a Terra. Com isso nascem 12 filhos, seis mulheres e seis homens - chamados de titãs.
Urano temia que algum de seus filhos tentasse roubar seu trono, então cada vez que seus filhos nasciam, Urano os colocava novamente no útero de Gaia. Ela persuadiu seus filhos a se revoltarem contra o pai. O líder foi Cronos, que, no momento em que Urano estava copulando, foi libertado e utilizou uma foice para cortar as genitálias do pai. O sangue de Urano ao cair na Terra gerou os mares, as montanhas, as florestas e as erínias, e o seu esperma gerou a deusa Afrodite. Cronos então liberta seus irmãos.
Cronos casa-se com sua irmã titânide Reia. Antes de ser destronado, Urano profetizou que assim como ele, Cronos também seria derrotado por um de seus filhos. Com isso, Cronos exige que seus filhos sejam entregues um a um para que ele os devore. A mãe entrega todos menos o último, Zeus. Em outras versões Reia também salva Posidão (substituindo-o por um potro) e Hera (entregando-a aos cuidados das horas e de Oceano e Tétis).
A mãe entrega Zeus às ninfas (seres elementares) ou, em outras versões, aos centauros. Já adulto, Zeus se disfarça e dá a seu pai uma poção (que havia recebido de sua primeira esposa a titânide Métis) que o faz vomitar seus irmãos já adultos.
Explicação: