História, perguntado por meduardabeserroxx4jx, 11 meses atrás

Resumo da Guerra dos Potiguaras?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitorialimacardosovr
39

u endereço de e-mail e receba 10 pontos!

Brainly.com.br


Qual a sua pergunta?

vitorialimacardosovr

Ensino fundamental (básico)História 7+4 pts



Resumo da Guerra dos Potiguaras?

Precisa de esclarecimento? SeguirDenunciar! por Meduardabeserroxx4jx há 10 minutos

Respostas


vitorialimacardosovr

Vitorialimacardosovr · Principiante

Você sabe a resposta? Responda aqui!

GraziLima09

GraziLima09 Principiante

O início desta longa guerra é atribuído ao sequestro da filha de um cacique potiguara por um senhor de engenho em 1574. Em represália, os índios invadiram o engenho e mataram seus habitantes. Algumas expedições punitivas portuguesas foram enviadas entre 1575 e 1584 para derrotar a resistência indígena. No entanto, no fim do ano de 1585, navios franceses chegaram à Baía da Traição, o que demandou novas expedições portuguesas. Ao fim da década, a cidade de Nossa Senhora das Neves (atual João Pessoa) foi cercada por indígenas potiguaras e só reconquistada em 1590. Com a perda de apoio dos franceses e uma grande epidemia, os potiguaras acordaram a paz em 1599.

Respondido por Joselittle
21

Durante a época da colonização do Brasil, os indígenas conhecidos como Potiguares não aceitaram as mudança e imposições de forma passiva, e promoveram diversos combates retaliatórios aos portugueses.

A Guerra dos Potiguares ocorreu quando os colonos instalaram as capitanias hereditárias para que as terras fossem efetivamente ocupadas.

Os potiguares resistiram à diversas expedições colonizadoras até finalmente se verem forçados a aceitar um acordo com os portugueses para que fosse estabelecida a tranquilidade para com outros caciques.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes