História, perguntado por sabrinagn, 1 ano atrás

Resumo dá Guerra do Contestado

Soluções para a tarefa

Respondido por MinAh1
182
A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916.  O conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina. A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado. A área era rica em madeira e erva-mate.

As principais características foram o messianismo, a concentração de terras e a exploração da região por empresas estrangeiras. Por isso, o movimento foi semelhante à Revolta de Canudos.

Os camponeses haviam sido contratados para a construção de uma Estrada de Ferro, mas, com o término da obra, foram demitidos e expulsos da região do Contestado. Uma empresa estrangeira construiu uma madeireira, e os camponeses perderam a exploração de madeira como fonte de renda. Eles seguiram o messias José Maria – um líder religioso da Revolta – à procura de salvação.

CAUSAS DA GUERRA DO CONTESTADO:

Construção de Estrada de Ferro entre São Paulo e Rio Grande do SulInteresses do capital estrangeiro acima dos interesses da populaçãoPosse de terras não regularizadaDesemprego dos camponeses e perda de terras


sabrinagn: Amei! muito obrigada me ajudo muito!!
Janiscreitan: denada espero ter ajudado!
Respondido por Janiscreitan
116
A Guerra do constestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e Federal brasileiro travado entre Outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira,disputada pelos Estados Brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

sabrinagn: Muito Obrigada me ajudou muito!
Perguntas interessantes