História, perguntado por Paloomaramires, 1 ano atrás

resumo da guerra de contestado ?!

Soluções para a tarefa

Respondido por AmandaTVDTO
15
Foi um conflito Armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. Ganhou o nome de "Guerra do Contestado" pois era uma área disputada pelos estados de Paraná e Santa Catarina.
O motivo da Guerra : A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande Do Sul estava sendo construída, com o apoio dos coronéis, com isso centenas de famílias ficaram desabrigadas. Oprimidos pelos coronéis e expulsos de suas terras os trabalhadores buscavam conforto, nas pregações de beatos que perambulavam pela região, profetizando o fim do sofrimento e o início de uma nova era sem fome nem miséria. Seu líder o "monge" José Maria causou forte impressão ao povo, ao anunciar a proximidade da "Guerra de São Sebastião" que levaria ao fim do Mundo.
Ele conseguiu reunir milhares de seguidores, principalmente os trabalhadores sem terras.
Os coronéis da região e os governos começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair camponeses, os soldados começaram a perseguir o beato e seus seguidores, entre esses conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram; as expectativas são de 3 e 20 mil civis mortos.
A Guerra só terminou em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta, e quando Paraná e Santa Catarina assinaram um tratado colocando fim na "Guerra do Contestado"

Paloomaramires: QUE RAPIDA ! OBRIGADOOO <3
AmandaTVDTO: ñ foi nd :3
Perguntas interessantes