resumo da estruturas da danças
Soluções para a tarefa
Resposta:
Kinesfera: a kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc. A Kinesfera ou Cinesfera é a esfera que delimita espaço pessoal, no entorno do corpo do bailarino.
Fluxo: refere-se a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
-Fluxo Livre: uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa.
-Fluxo Conduzido ou Controlado: é um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para que se possa controlar a intensidade desse movimento.
-Fluxo Interrompido: é o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados, a exemplo do vídeo a seguir.
Giros: o giro vai depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de qualquer forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a experiência de equilíbrio estável e desequilíbrio.
Saltos: utilizando eixos verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar, perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se apoie. O salto pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação ao tempo (rápido ou lento).
Eixo: fortalecimento das cadeias musculares principalmente do centro como eixo da movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio.
Peso: refere-se às mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se. Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.
-Peso leve: transmite uma sensação de leveza, ou de ausência de peso como, por exemplo, uma bailarina dançando na ponta dos pés.
-Peso Pesado: exige uma carga maior de força para ser executado.
ESPAÇO
É a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual está). Pode ser o corpo em relação ao seu próprio corpo, em relação a outro corpo ou em relação a um objeto.
Níveis: é a altura em que a pessoa faz um gesto. Pode ser alto, médio e baixo, de modo geral são movimentos feitos acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.
ELEMENTOS DA DANÇA
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Movimento corporal:
No dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:
• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
• Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço;
• Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Espaço :
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Dentro do espaço são estudada as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Tempo :
Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
Espero ter te ajudado tenha uma boa noite e boa sorte nos estudos ;)