resumo da era vargas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Era Vargas teve inicio após a revolução de 1930. Onde Vargas tomou o poder antes mesmo de seu opositor Julio Prestes assumisse o poder, como justificativa da revolta, Vargas dizia que Prestes teria mandado matar João Pessoa, vice de Getúlio, por não concorrer a eleição com ele. (Hoje em dia isso já foi desmentido e João Pessoa foi morto pelo seu opositor do seu estado, João Dantas, por divulgar cartas amorosas entre ele e a amante).
A Era Vargas inicialmente ficou conhecida como governo provisório, já que a Constituição foi cancelada e não haveria novas eleições. Getúlio tomou medidas como voto secreto; voto feminino; leis trabalhistas; cancelamento da Constituição; a queima do café sobressalente e a nomeação de interventores para cada Estado, medida que desagradou os paulistas.
A insatisfação paulista foi por dois motivos: o primeiro pelo golpe em Prestes e o segundo por ter seu governador demitido. Foi então que os paulistas tentaram a Revolução Constitucionalista de 1932, tendo seus motivos: a nomeação de um interventor civil e paulista (Getúlio havia nomeado um militar pernambucano); convocação imediata de uma Constituinte (local onde se cria a Constituição formada por deputados e senadores eleitos). Como resultado: SP foi derrotado pelas forças federais, porém a Constituinte foi convocada criando então a Constituição de 1934.
Constituição de 1934: voto secreto e feminino; eleições presidenciais(sendo a 1a de forma indireta, ou seja, a câmara dos deputados escolheria o presidente) e leis trabalhistas.
Com essa constituição foi instaurado o Período Constitucional. Nesse período tiveram a criação de dois partidos: AIB (Ação Integralista Brasileira) e ANL (Ação Nacional Libertadora) formada por comunistas, socialistas e anti-fascistas. Em 1935, Getúlio mandou fechar a ANL, alegando que os comunistas tentariam a Intentona Comunista. Em 1937, o governo colocou em prática o Plano Cohen que dizia que os comunistas planejavam assassinar as lideranças, destruir o governo e incendiar igrejas. Esse plano foi uma farsa, medida chamada de anticomunista.
O Plano Cohen então deu poderes a Getúlio o suficiente para iniciar o Estado Novo, e como medidas: cancelou as eleições; prorrogou o próprio mandato; imposição da Constituição de 1937 e fechamento de partidos políticos.
Constituição de 1937: ampliação dos poderes presidenciais; pena de morte; fim do direito de greve. O presidente então fechou o Congresso e ele próprio decretaria as leis.
Suas medidas foram:
- A criação do DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda) que censurava e criava propaganda pró-Vargas.
- A criação do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) uma espécie de polícia política que prendia e oprimia opositores do governo.
- No âmbito econômico Vargas decretou o intervencionismo estatal.
- Nacionalismo econômico: os produtos brasileiros tinham vantagens dos produtos exteriores.
O fim do Estado Novo ocorreu por uma série de motivos, dentre eles: a incoerência da luta das forças armadas brasileiras durante a Segunda Guerra; o desgaste político sofrido por Vargas e pela influência internacional a favor da democracia.