Biologia, perguntado por emanuellec704, 4 meses atrás

resumo da diversidade da vida microspica​

Soluções para a tarefa

Respondido por guioliveiracosta18
0

Resposta:  Os protozoários são seres unicelulares heterotróficos, ou seja são formados por uma só célula e obtêm energia por meio de alimentos vindos do meio externo. Os biólogos o incluem no Reino Protista.

A maioria das especies de protozoários vive ambiente aquáticos, de água doce ou salgada. Algumas espécies habitam a terra úmida a lama. Há especies adaptadas para a vida parasitária, provocando doenças em animais, inclusive no ser humano.  

Um protozoário pode- se reproduzir por meio do processo de fissão ou divisão binaria,no qual a célula cresce e se divide em duas, cada qual com as mesmas características da original.

2.       Há protozoários que causam doenças

Entre as principais doenças causadas por protozoários estão:

·         Doença de chagas          

·         Amebíase

·         Giardíase

·         Malaria

A doença de chagas é provocada pelo protozoário Trypanossoma cruzi. Ele é transmitido pelo inseto chamado barbeiro, que tem esse nome por que costuma picar o rosto das pessoas. O protozoário que esta presente nas fezes do inseto passa para o ser humano quando as fezes tomam contato com o local da picada do inseto. Uma vez dentro do organismo humano, o protozoário se instala no músculo do coração, causando sérios problemas nesse órgão.

A entamoeba histolystica é um tipo de protozoário que pode estar presente na água ou em frutas e verduras. Uma vez ingerido, age como parasita do intestino humano, provocando lesões na sua parede. A doença causada por esse protozoário pode ser adquirido por meio de água, frutas ou verduras contaminadas é  a Giardia lamblia, causadora da enfermidade denominada giardíase. O doente apresenta diarréias acompanhadas de dores com sangue.

A malaria é outro exemplo de doença causada por  protozoário. O seu agente causador é o plasmodium vivax (geralmente chamado de apenas plasmódio), que é transmitido por meio da picada de um pernilongo, conhecido como mosquito –prego. O protozoário permanece no sangue humano, onde libera substancias tóxicas que provocam febre mal- estar a intervalos regulares.

Explicação:

Perguntas interessantes