História, perguntado por MarceloSk2, 11 meses atrás

Resumo da crise portuguesa se aprofunda

Soluções para a tarefa

Respondido por MagsoneJohn
36
A crise portuguesa no século XVII é uma economia portuguesa dependia basicamente do comércio vindo das colônias. Mapa das colônias portuguesas Fragilidade da economia portuguesa: Gastos com importação de gênero alimentícios;
Endividamento do Estado para manter a numerosa burocracia;
nobreza parasitária;
falta de trabalhadores qualificados (construtores de navios e artesãos);
concorrência na produção do açúcar (Holanda). Acordos e disputas Durante a União Ibérica (1580-1640), algumas colônias portuguesas foram perdidas com os ataques da Inglaterra e da Holanda. Período em que Portugal teve como governante o Rei Felipe II, da Espanha, que se tornou rei também de Portugal como Felipe I. Por ter ajudado Portugal na luta contra os holandeses, a Inglaterra o obrigou a assinar um contrato em que permitia os navios ingleses negociarem nas colônias portuguesas concorrendo com os comerciantes portugueses. Busca de saídas para a crise Conselho Ultramarino 1642 Ampliar o controle sobre os domínios coloniais com o monopólio de alguns produtos (fumo). Quando somente uma pessoa pode vender um produto.
Respondido por josedossantos100
4

O aprofundamento da crise portuguesa no século 18 veio como herança da Guerra de Restauração Portuguesa, ainda no século 17, além do terremoto que atingiu Lisboa no século 18 e os persistentes conflitos contra franceses e espanhóis.

O Império Ultramarino Português era muio grande, de modo que até mesmo os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro e tomaram posse de parte da colônia ainda no século 17.

Todos esses conflitos resultaram em um desgaste do poder do reino português, principalmente sua separação da União Ibérica, que lhe rendeu um inimigo: o grande Império Espanhol.

No século 19 Portugal viria a perder o Brasil, o que gerou o .aprofundamento da crise portuguesa.

Para mais sobre o Reino de Portugal:

brainly.com.br/tarefa/20309524

Perguntas interessantes