resumo da crise entre o exército e monarquia
Soluções para a tarefa
A Questão Militar foi uma sucessão de conflitos entre 1883 e 1887, suscitados pelos embates entre oficiais do Exército Brasileiro e a Monarquia, conduzindo a uma grave crise política queculminou com o fortalecimento da campanha republicana.
Essa crise foi gerada por um conjunto de fatores, tais quais: o movimento pelo fim da escravidão, choques com a igreja, o movimento republicano e conflitos com o exército.
Resposta:
A crise entre eles agravou-se mesmo em 1883, quando um projeto de lei de autoria do Visconde de Paranaguá passou a obrigar a contribuição dos militares ao Montepio (sistema de previdência dos militares), o que provocou na época protestos do Tenente-Coronel Antônio de Sena Madureira.
A Questão Militar foi uma sucessão de conflitos entre os anos de 1883 e 1887, pelo embate entre oficiais do Exército Brasileiro e a Monarquia, gerando uma grave crise política que fortaleceu a campanha republicana.
Apesar da vitória em terras estrangeiras, os salários e a própria carreira dos militares não eram alvo da atenção das autoridades monárquicas. Com o passar do tempo, podemos ver que muitos militares passaram a assumir posições contrarias à manutenção do regime monárquico brasileiro.