Pedagogia, perguntado por meovs, 1 ano atrás

resumo da capela sistina

Soluções para a tarefa

Respondido por igorf1
17
Capela sistina do Palácio do Vaticano, um dos maiores palácios do mundo. Foi mandada edificar por Sisto IV - advindo daí o seu nome - entre 1473 e 1481, e esteve a cargo do arquiteto Giovanni dei Dolci. Era aqui que se realizavam os conclaves para a eleição do Papa, tendo havido, por isso, um extremo cuidado na sua decoração. Nas paredes trabalharam Botticelli, Perugino e outros pintores importantes do Quattrocento, que aí pintaram, além de retratos de papas, cenas das vidas de Cristo e de Moisés. A abóbada, contudo, foi pintada dentro da tradição bizantina: estrelas douradas sobre fundo azul. A pintura do teto foi encomendada pelo Papa Júlio II a Michelangelo Buonarroti, que se encontrava a fazer o seu sepulcro. Por esse motivo acelerou o trabalho e executou-o em apenas quatro anos (1508-1512) - muitos anos mais tarde, o restauro do teto haveria de ter início em 1980, demorando dez anos até à sua conclusão. Pela dimensão e formato do teto, pouco propício ao desenvolvimento de um só tema, Michelangelo optou por dividi-lo com arcos torais fingidos e cornijas em perspetiva: os dotes de arquiteto e escultor precediam o pintor. O programa escolhido, episódios do Génesis, vinha na continuidade dos anteriores. Enquadrou estes temas com ignudi, profetas e sibilas. Vinte e dois anos mais tarde voltou, a convite do papa Paulo III, a pintar na parede do fundo o Juízo Final (1534-1541), uma obra já de conceção maneirista que reflete os tempos da Reforma Católica, de intenso fervor religioso. Cansado com a obra da Basílica de S. Pedro e triste pela morte de Vitória Collona, Michelangelo transmite neste fresco uma sombria conceção da vida humana e uma profunda resignação. Pormenor curioso foi o artista ter-se autorretratado entre os pecadores, suplicando clemência. Representa a sua face na pele que S. Bartolomeu segura, símbolo do seu martírio.
Respondido por talissaa
10
Aqui esta o resumo.
Localizada no Palácio Apostólico, aCapela Sistina é conhecida por ser decorada com afrescos pintados por grandes artistas da Renascença. Entres os nomes que fizeram parte da história da Capela Sistina estão Sandro Botticelli,Michelangelo, entre outros. Sua arquitetura foi construída com base no Templo de Salomão do Antigo Testamento, o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C. Além de ser um lugar com grande índice de visitantes, é na Capela Sistina que se realiza o conclave, processo de escolha do novo Papa.

O nome Capela Sistina, grafado em italiano como Cappella Sistina, faz referência ao Papa Sisto IV que, entre os anos de 1477 e 1480, foi responsável pela restauração da Capela Magna, capela medieval demolida da qual foram utilizados os alicerces para a construção da Capela Sistina.

Durante a fase em que a Capela Sistina estava em construção, um grupo de artistas que incluía Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino e Sandro Botticelli, deu início à criação de diversos afrescos que retratavam episódios religiosos como a vida e ancestralidade de Jesus, vida de Moisés e retratos papais. A conclusão destes trabalhos ocorreu em 1482 e, um ano depois, o Papa Sisto IV consagrava a Capela Sistina com a primeira missa, feita em honra à Nossa Senhora da Assunção, denominação dada a Maria, mãe de Jesus.

Perguntas interessantes