Português, perguntado por gabrielhyuga1549, 11 meses atrás

resumo da biografia de machado de assis

Soluções para a tarefa

Respondido por Celijane4
131
Romancista, cronista, poeta e teatrólogo, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, no morro do Livramento. A falta de recursos impediu que realizasse estudos regulares, freqüentando apenas o primário numa escola em São Cristóvão. Aos 16 anos de idade se iniciou na vida literária, publicando ‘Ela’, um poema, na ‘Marmota Fluminense’, da qual se tornou colaborador regular. A partir daí, passou a escrever também para o ‘Diário do Rio de Janeiro’, a ‘Semana Ilustrada’ e outros. Em 1869, casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais. A carreira literária de Machado de Assis se firmou graças a seus contos e romances, dotados de uma aguda ironia e uma visão pessimista da existência. Suas obras, como ‘Helena’, ‘A Mão e a Luva’, ‘Esaú e Jacó’, ‘Dom Casmurro’ e ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ tornaram-se marcos da literatura brasileira. Paralelamente à sua carreira literária, Machado de Assis ocupou diversos cargos enquanto funcionário público chegando, entre outras coisas, ao posto de Diretor-geral do Ministério da Viação. Foi também um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro, quase cego e muito doente, prostrado pela perda da esposa, que morreu em 1904.
Respondido por erickgst19
28

Resposta:

Bom,nome completo dele é Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839, sim é isso mesmo,ele era um carioca, digo "era" porque ele faleceu em 29 de setembro de 1908,ele não era um simples poeta,ele foi um cronista,contista,romancista,teatrólogo além dos trabalhos que ele exerceu antes de ser um poeta escritor,dramaturgo,jornalista , ele já foi vendedor de bala,empregado da Impressa Nacional,primeiro Oficial da secretaria do Ministério da Agricultura, viação e obras publicas, Oficial do gabinete do ministério,diretor da viação.

E ele praticamente já escreveu em todos os gêneros literários.

Enfim,ele presenciou-se a morte de sua irmã e sua mãe, dai seu pai viúvo casou-se novamente dando assim uma madrasta á Machado de Assis, mas depois de um tempo seu pai também faleceu,dai sua madrasta criou-lhe, ele começou vender balas.

Ele sofreu muito preconceito por ser mulato,gago e epilético,mas isso não desmotivou ele de querer entrar na vida intelectual. Lançou-se então sua primeira obra aos 16 anos de idade, chamada "ela",após isso ele se tornou um membro da marmota fluminense,dando ele conhecimentos,aprendizagem e assim ficar mais conhecido por sua intelectualidade. Ele foi o fundador da Academia brasileira de letras (ABL) . Isso não é nada comparado á tudo que Joaquim maria Machado de Assis passou em todo seu percusso,mas é uma forma resumida de sua vida.

Opinião minha,eu admiro muito ele porque ele foi um "autodidata",ou seja, ele aprendeu tudo sozinho sem precisar de um mestre ou professor.

Essa lenda escritora fez muitas obras,principalmente a memórias póstumas de brás e entre vÁRIAS OUTRAS .

Perguntas interessantes