Resumo da: A agricultura e a pecuária na história econômica do brasil
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pecuária no Brasil iniciou-se na região Nordeste, mas, em virtude da seca extrema, migrou para as regiões Sudeste e Sul do país. Nos dias de hoje, a produção concentra-se especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A criação de caprinos concentra-se no Nordeste
Resposta:
Em outros tempos, como na época das lavouras de cana de açúcar do Brasil colônia, as variáveis que condicionavam a atividade agrícola eram bem mais ponderáveis. Hoje, numa visão orgânica, o chamado “agronegócio” se tornou uma atividade econômica complexa, influenciada por diversos fatores:
– Demanda do mercado interno
– Demanda do mercado externo
– Tecnologia
– Barreiras ambientais
– Crédito privado e governamental
– Políticas governamentais
– Variações climáticas
– Conflitos de terra
– Competidores internacionais
– Organização fundiária
Principais produtos exportados
O Brasil é, sobretudo, um grande exportador de produtos agropecuários. Os grandes empreendimentos fundiários são aqueles que se voltam para o mercado externo, enquanto a agricultura familiar é responsável por abastecer em torno de 7% da demanda interna.
Agregada à criação, há uma poderosa indústria de processamento desses produtos, dentre os quais os mais vendidos ao mercado externo são:
– Soja
– Açúcar
– Carne bovina
– Carne de frango
– Café em grão
– Milho
– Celulose
– Fumo
Os compradores de produtos agrícolas se distribuem pelos diversos continentes. Entre os principais destinos do produto brasileiro estão a China, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Rússia, União Europeia e Coréia do Sul.
Para atender a todo esse mercado, a tendência é de ampliação do investimento em tecnologia e intensificação das políticas governamentais de apoio à atividade.
Explicação: