resumo coraçao de tinta pliz e pra amanha
Soluções para a tarefa
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
A Trama: Quem nunca quis ver de pertinho seus personagens favoritos? No momento, eu consigo pensar em vários. Em Coração de Tinta isso é possível, já que Mo consegue trazer à vida qualquer coisa que estiver em um livro e ele o ler em voz alta. Mas há um preço: algo sempre vai para as páginas em seu lugar. A premissa do livro é simplesmente fantástica e nos deixa encantados já de cara. É uma história repleta de ação e aventura, com personagens que conseguem se tornar importantes para o leitor e sempre queremos saber mais sobre esse mundo e o dom do Língua Encantada. Além disso, também é a história do amor de um pai por sua filha e do amor pelos livros. É difícil tentar descrever esse livro em poucas palavras, mas garanto que vai valer muito a pena você se aventurar por suas páginas, porque ele é simplesmente maravilhoso!
Os Protagonistas: Mo é o pai que qualquer leitor gostaria de ter. Além de ser um tipo de "médico dos livros", consertando capas estragadas e sempre fazendo-os parecer novos, ele tem o dom de trazer os personagens à vida, o que pode nem sempre ser uma coisa boa. Mas ele, assim como vários dos personagens do livro, consegue encantar o leitor, com sua determinação e coragem. Meggie tem 12 anos e é tão viciada em leitura quanto o pai. Sua personalidade também não difere muito da dele e ela prova em vários momentos que é bem corajosa e que faria qualquer coisa para proteger aqueles com quem se importa.
Os Personagens Secundários: Dedo Empoeirado é um dos meus personagens favoritos! Além de sua figura icônica, ele tem um sarcasmo e um modo de "não estar nem aí para nada" que me faz gostar muito dele, mesmo que ele faça algumas burradas. Elinor, tia da mãe de Meggie, é uma bookaholic de primeira. Sua casa é recheada de livros em todas as paredes, em todos os cômodos (menos na cozinha!), além de uma biblioteca especial para edições raras e significativas. Ela ama colecionar livros, vive atrás daqueles mais raros e não se importa de gastar fortunas para obter edições de séculos atrás. Sua vida sempre foi os livros e ela nunca pensou que precisaria de mais nada. Acredito que o papel da personagem tenha sido mostrar como uma obsessão pode se tornar um caso extremo, mesmo se tratando de livros. De qualquer forma, Elinor também é uma das personagens que mais gosto. Quanto aos vilões, Basta é desprezível e Nariz Chato é um pau mandado. Já Capricórnio é odioso e torcemos muito para que se dê mal no final. Num todo, são personagens muito bem construídos, cada um com sua personalidade e muito bem desenvolvidos.
Capa, Diagramação e Escrita: Eu adoro as capas dessa trilogia, combinam muito bem com a história. Gosto, principalmente, do tom de vermelho desse volume. A diagramação está ótima, com ilustrações da própria autora nos finais do capítulo e citações de livro famosos nos inícios. Já disse em outras resenhas, mas a escrita da Cornelia é maravilhosa, mágica! Você consegue aproveitar muito bem a história contada e se deliciar com uma escrita incrível. Tudo é muito bem construído e capaz de deixar o leitor ávido por mais.