resumo conquista e colonização espanhola na América no máximo 15 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A conquista da América foi um dos maiores empreendimentos realizados pela Espanha em sua história. A chegada da expedição de Cristóvão Colombo na América, em 1492, iniciou um processo que levou ao domínio dos povos indígenas e foi o auge de um longo processo de exploração do Atlântico durante todo o século XV.
O objetivo inicial de Colombro era alcançar a Ásia – chamada de “Índias” –, entretanto, a expedição de Colombo resultou na chegada dos europeus ao continente americano e iniciou o processo de ocupação e colonizaçao
A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.
Com a chegada dos espanhóis em 1492, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, conhecidos também como os reis católicos, fizeram uso da sua influência – conquistada após anos de lutas contra os muçulmanos da Península Ibérica – com a Igreja Católica e, assim, surgiu o Tratado de Tordesilhas, de 1494. O aval da Igreja Católica durante o século XV era extremamente importante porque as decisões decretadas pelo Papa estavam acima das decisões dos reis. O Tratado estipulou uma linha imaginária sobre a América. Assim, as terras descobertas a oeste da linha foram nomeadas como posse da Espanha e as terras descobertas a leste foram nomeadas como posse de Portugal.
Resumo conquista e colonização espanhola na América no máximo 15 linhas
Resposta:
A conquista da América Espanhola foi o processo de ocupação da América pelos espanhóis e consequente controle sobre as áreas até então ocupadas pelos povos nativos, entre os quais podemos destacar Astecas e Incas. A primeira expedição de espanhóis à América chegou em 1492, liderada por Cristóvão Colombo. Colombo morreu em 1506, depois de fazer mais três viagens à América. Até o último momento, no entanto, ele acreditou ter chegado às Índias. O erro seria corrigido logo após sua morte pelo navegante Américo Vespúcio. Por muito tempo, no entanto, a América continuaria a ser chamada também de Índias Ocidentais.
Para consolidar a ocupação do território e enfrentar a resistência dos povos nativos – que eram a imensa maioria – os espanhóis se aproveitaram de sua superioridade bélica, com a utilização de armas de fogo e cavalos. A vitória espanhola também pode ser explicada pela questão biológica, ou seja, a disseminação de doenças que não existiam na América, provocando epidemias fatais aos nativos. Outro fator determinante foi a aliança com povos dominados pelo Império Asteca e Inca, estimulando as desavenças que já existiam entre os nativos. Por fim, podemos levar em consideração o medo, uma vez que os indígenas pensavam que os espanhóis eram a encarnação de deuses. Os Astecas, por exemplo, acreditavam que os conquistadores liderados por Hernán Cortés eram mensageiros de Quetzacoatl
Explicação:
Satisfaz?