Resumo completo sobre o xadrez( historia, fundamentos, regras, peças, etc..)
Soluções para a tarefa
Para jogar é necessário um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas, o que resulta em 64 casas possíveis para a mobilidade das peças. As peças são compostas de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Cada peça tem sua particularidade no modo de movimentar-se sobre o tabuleiro. Ao peão, são apenas permitidos movimentos frontais, de modo que o primeiro movimento de cada peão pode abranger duas casas, os outros movimentos se restringem a uma casa à frente. Embora se movimente para frente, o ataque do peão sempre ocorre na diagonal. A torre pode correr, sem restrições de número de casas, para frente/trás/direita/esquerda. O cavalo realiza movimentos em “L” (duas casas em um sentido e uma casa em sentido perpendicular àquele), para qualquer direção. O movimento do bispo ocorre, assim como no caso das torres, sem limitação de casas, porém apenas no sentido diagonal. A rainha tem livre movimentação no jogo. O rei pode apenas ser movimentado de casa em casa, ainda que em qualquer direção do tabuleiro
Resposta:
O xadrez é benéfico para o cérebro do enxadrista, estimula o pensamento e a agilidade.
Explicação:
Os peões, que são as peças em maior quantidade no xadrez se movimentam apenas uma casa para frente e capturam peças em sua diagonal a frente.
As torres, movimentam-se em linha reta por qualquer quantidade de casas e capturam as peças da mesma forma.
Os cavalos movimentam-se em 3 casas na forma de “L”. E capturam as peças presentes nessa 3ª casa.
Os bispos, movimentam-se em diagonal e capturam da mesma forma, por qualquer quantidade de casas.
O rei é a peça mais importante do jogo e o objetivo do jogo é captura-lo. Ele movimenta-se apenas uma casa a frente, na diagonal, na vertical.. de qualquer forma. E captura peças da mesma forma.
A rainha é a peça mais forte, anda em qualquer direção, diagonal, vertical ou horizontal. E captura peças da mesma forma