Português, perguntado por juliaterezalimp62fqy, 11 meses atrás

resumo completo sobre antibióticos ,desde quando surgiram​

Soluções para a tarefa

Respondido por AjudanteBrainly
4

Antibióticos são medicamentos utilizados especificamente para a eliminação de bactérias sem danificar as células de nosso corpo. Existem diversos tipos de antibióticos diferentes para que haja efeito em todo tipo de bactéria prejudicial ao nosso organismo. Eles são medicamentos que funcionam exclusivamente em bactérias e não são capazes de eliminar vírus e fungos.

O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina. Ela foi descoberta por acidente pelo médico microbiologista britânico Alexander Fleming. Ele fazia estudos em busca de um jeito de evitar infecções bacterianas.

Tirou férias em agosto de 1928 e esqueceu de colocar algumas das placas de amostras bacterianas em refrigeração. No mês seguinte, ao voltar ao trabalho, encontrou a amostra contaminada por mofo. Quando ia descartar a amostra, um colega o visitou e perguntou sobre a pesquisa.

Fleming usou as amostras que tinha para explicar o trabalho e percebeu que, em uma delas, havia um círculo transparente ao redor do mofo que contaminava as bactérias, indicando que ele produzia uma substância bactericida.

Depois de coletar amostras do mofo e fazer mais testes, foi produzida a penicilina, o primeiro antibiótico, pela primeira vez.

Respondido por silvialiryo
0

Resposta:

Alexander Fleming foi o cientista que descobriu a penicilina. A descoberta aconteceu em 1928, enquanto o pesquisador trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate a infecções bacterianas (causadas por bactérias). Fleming havia trabalhado como médico em hospitais militares durante a Primeira Guerra Mundial e, por isso, sabia o quanto era urgente produzir esse medicamento.

Em suas pesquisas, Fleming fazia o que os cientistas chamam de cultura, ou seja, colocava bactérias numa placa cheia de nutrientes, em condições ideais para elas crescerem e se multiplicarem, a fim de poder observá-las. Um dia, o pesquisador saiu de férias e esqueceu, em cima da mesa no laboratório, placas de cultura de uma bactéria responsável, na época, por graves infecções no corpo humano: a Staphylococcus aureus. Ao retornar, semanas depois, percebeu que algumas dessas placas estavam contaminadas com mofo, algo bastante comum.

Fleming estava prestes a lavar as placas, quando Merlin Pryce, seu antigo assistente, entrou no laboratório e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes e então percebeu que, em uma das placas, havia uma área transparente ao redor do mofo, indicando que não havia bactérias naquela região. Aparentemente, o fungo que tinha causado o mofo estava secretando uma substância que matava as bactérias.

Fleming identificou esse fungo como Penicillium notatum e, por isso, chamou a substância produzida por ele de penicilina. Posteriormente, descobriu-se que a penicilina matava também outros tipos de bactérias, e o melhor: ela não era tóxica para o corpo humano, o que significava que poderia ser usada como medicamento.

Até hoje a Penicilina é usada com resultados positivos

Explicação:

Perguntas interessantes