Geografia, perguntado por AksonSampaio2002, 1 ano atrás

Resumo completo sobre a "Revolução Francesa" (A sociedade, a economia e a política, a assembléia nacional constituente, a monarquia constitucional, a convenção nacional, o governo jacobino, o diretório, o significado da revolução francesa, o governo de Napoleão, o militarismo bonapartista dominação, o militarismk bonapartista resistência, o congresso de Viena e o princípio da legitimidade)

Soluções para a tarefa

Respondido por Apaixonadaporestudo
4
A sociedade francesa antes da revolução, era dividida em 3 estados:
1° Estado-Clero(igreja)
2° Estado-Nobreza(rei, rainha, príncipes, condes, marqueses)
3° Estado-Resto da sociedade:
1-Alta burguesia(girondinos)(banqueiros, agiotas, altos militares)
2-Baixa burguesia(jacobinos) (comerciantes em geral)
3-Resto do resto(Sans-culotes) (agricultores, artesãos, professores, etc)

Naquela época, os reis eram absolutistas, ou seja, faziam uso do abuso de poder. A população pagava altos impostos, e recebiam um mal-tratamento, cuidados de baixíssima qualidade, etc. E os dinheiros dos impostos eram usados para satisfazer os desejos caros de Maria Antonieta, esposa do rei absolutista, Luís XVI, e para agradar os nobres com coisas caras e luxuosas. Os impostos, praticamente, nunca eram revertidos para a população. Por isso, os iluministas, grandes filósofos e pensadores, incentivaram a população do 3 estado, à incendiar a bastilha, uma antiga prisão, que para a sociedade, significava um marco absolutista. Foi esse ato que marcou o começo da Revolução Francesa.
Então, depois de muita briga entre os 3 estados, o rei Luís XVI, não teve outra opção, se não fugir com sua esposa Maria Antonieta. Mas seu plano "brilhante" de tentar passar despercebido pela população, falhou. E no dia 21 de janeiro de 1793, ele foi guilhotinado em público. Já sua esposa Maria Antonieta, foi morta meses depois.

Espero ter te ajudado^·°
Perguntas interessantes