História, perguntado por kirschgeorgia, 9 meses atrás

resumo como foi o nascimento do Brasil algm faz pfvr mínimo 15 linhas​

Soluções para a tarefa

Respondido por marcosjr8
1

Resposta:

história do Brasil: Nascimento do Brasil O Brasil foi descoberto a 22 de Abril de 1500, quando o explorador Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal em direcção à Índia, enviado por D. Manuel. O novo território recebeu os nomes de Terra de Santa Cruz e Vera Cruz. Sem meios de manter o Brasil e a Índia ao mesmo tempo, D. Manuel colocou o Brasil ao cuidado de uma companhia de comércio que, em 1503, organizou uma expedição comandada por Gonçalo Coelho. Informado de que as terras continuavam desocupadas e a serem pilhadas pelos franceses, foi D. João III quem deu início (1530) a um programa de colonização do território, organizando uma expedição, chefiada por Martim Afonso de Sousa, com três objectivos: explorar a costa, travar os franceses e criar núcleos com população europeia (em São Vicente e São Paulo).

Ciente de que não podia custear a colonização de terras tão extensas, o rei dividiu-as em «capitanias», doadas a quem quisesse nelas investir. Foram inicialmente distribuídas 15, mas só duas (Pernambuco e São Vicente) vieram a prosperar. Em 1548, após a morte do seu donatário, o rei decidiu apropriar-se da capitania da Baía e torná-la capitania da coroa, para defender a terra dos estrangeiros e dos maus colonos. Para seu administrador foi nomeado Tomé de Sousa, que fundou Salvador, consolidou o monopólio do pau-brasil e desenvolveu a produção de cana-de-açúcar, para o que contou com a mão-de-obra de escravos, trazidos de África.

Aí permaneceu a capital da colónia, até 1763, altura em que se transferiu para o Rio de Janeiro, a fim de defender a região sul, atacada por espanhóis. O sistema de capitanias foi-se mantendo até ao século XVIII. Durante o século XVI, a colonização permaneceu no litoral, respeitando o Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha em 1494. A abundância de pau-brasil e o florescimento da cultura da cana atraíram os europeus. Os franceses, frequentadores da costa desde 1504, tentaram estabelecer-se várias vezes, sem sucesso, e os ingleses pilharam esporadicamente o litoral, mas foram os holandeses que conseguiram alcançar os seus intentos ao estabelecer-se em Pernambuco entre 1637 e 1645. © Brasil. © Origem Emmanuel BUCHOT e Infopedia.


kirschgeorgia: mto obrigada ❤️
marcosjr8: de nada
Perguntas interessantes