História, perguntado por camille1605, 10 meses atrás

resumo com suas palavras sobre oque você entendeu sobre facismo, nazismo e neonazismo (Max.20 linhas)

Soluções para a tarefa

Respondido por jucileniMiss
3

Resposta:

A ascensão de movimentos que se inspiram nas teorias políticas pregadas por Adolf Hitler, vez ou outra, ganha destaque com matérias de jornal falando sobre a ação do “neonazismo” ou dos partidos políticos de “extrema direita”. Muitas vezes, ao não dar a devida atenção a esse tipo de assunto, os alunos podem chegar à conclusão de que os movimentos neonazistas somente desejam recuperar os princípios defendidos pelo Estado totalitário alemão surgido no Entre-guerras.  

Aproveitando a exposição do assunto na mídia, o professor de História pode aproveitar a ocasião para que os alunos tentem descobrir por si quais são as diferenças entre estes dois movimentos reivindicando uma pesquisa sobre o contexto histórico no qual cada um desses movimentos surge, especificamente, no continente Europeu. Oferecendo aos alunos uma exposição básica sobre o assunto, ofereça alternativas de pesquisa para toda a classe.

Caso prefira, o professor pode dividir a turma em duas grandes equipes responsáveis por pesquisar cada um dos movimentos. Para que o trabalho seja devidamente avaliado, o professor deve elaborar uma planilha de uso pessoal onde pontue os “pontos mínimos” em cada uma das apresentações. Para deixar a atividade viável, conceda diferentes formas de apresentação onde os grupos possam explorar sua criatividade ao explicar o assunto designado.

Fascismo é uma ideologia política ultranacionalista e autoritária[1][2][3][4] caracterizada por poder ditatorial, repressão da oposição por via da força e forte arregimentação da sociedade e da economia.[5] Embora os partidos e movimentos fascistas apresentem divergências significativas entre si, é possível apontar várias características em comum, entre as quais nacionalismo extremo, desprezo pela democracia eleitoral e pela liberdade política e económica, crença numa hierarquia social natural e no domínio das elites e o desejo de criar uma comunidade do povo em que os interesses individuais sejam subordinados aos interesses da nação.[6] Oposto ao liberalismo, ao marxismo e ao anarquismo, o fascismo posiciona-se na extrema-direita do espectro político tradicional.[7][8][9][10][11][12]

O fascismo defende ser necessária a mobilização da sociedade sob um estado totalitário de partido único para preparar a nação para o conflito armado e responder de forma eficaz às dificuldades económicas.

Explicação:

Perguntas interessantes