Resumo capítulo 8 Clara dos Anjos, somente do 8 capítulo
Soluções para a tarefa
Resposta:A história se passa no período de construção do subúrbio carioca, no início do século XX, quando o centro do Rio de Janeiro passou por uma “higienização”, no qual a população negra e pobre foi empurrada para as margens da cidade.
Clara dos Anjos é uma jovem mulata criada com a maior educação e acolhimento dos pais. Eles viviam em uma casa com dois quartos e um quintal no subúrbio fluminense.
Em certo dia, é sugerido a Joaquim uma comemoração diferente para o aniversário da filha. E um dos convidados era Cassi, o músico sugerido por Lafões, parceiro de Joaquim dos Anjos.
Cassi já era famoso por ser um jovem ignorante e sedutor que se envolvia até com mulheres casadas. Por ser um homem protegido pelos poderosos, especialmente pela mãe, pouco se importava com os crimes que cometia.
Especialmente o de tirar a virgindade de moças e depois abandoná-las, algo que na época era considerado crime e, pior, era a única honra que uma jovem de origem humilde, negra e pobre poderia ter.
Cassi era conhecido também por ter em seu currículo a quantidade de 10 defloramentos (virgindade) e de seduzir muitas mulheres casadas. As suas vítimas eram quase sempre jovens negras, pobres e virgens.
No dia da comemoração, Cassi assim que chega a casa chama a atenção das moças e ao ser apresentado a aniversariante logo se interessa e decide fazer dela a próxima vítima.
Contudo, a mãe de Clara percebe a intenção do rapaz e pede ao marido que não o levasse mais a casa. Pedido atendido por Joaquim, garantindo que ele “não porá mais os pês na minha casa”.
Consciente das investidas de Cassi, uma das amigas de Clara alerta que ele não é um homem que preste e que deveria tomar cuidado.
Aos poucos, o rapaz vai se aproximando da jovem. Um dia passa pela casa com o argumento de que estava na vizinhança visitando um amigo. E até cartas já tinha enviado para a moça.
Até que Clara, ingênua, já que era uma jovem recatada, que não conhecia a maldade da vida e das pessoas, acreditou no amor de Cassi e se apaixona por ele.
O padrinho dela, ao perceber a situação, resolve defender a afilhada, mas ao confrontar Cassi acaba sendo morto por ele e um colega. Mesmo confessando o assassinato do seu padrinho, ela ainda acreditou que o ato foi por amor.
Ao passar do tempo, Clara descobre que está grávida e quando Cassi sabe da notícia desaparece imediatamente, deixando-a desamparada na sociedade.
Sem saber o que fazer, antes de abortar a criança, Clara vai procurar os familiares de Cassi. Até aquele momento não tinha consciência da sua insignificância social como mulher negra e pobre.
Quando a moça chega na casa de Salustiana, é maltratada e humilhada, especialmente pela sua condição social e cor. Então, percebe a situação em que se encontra como uma jovem pobre, negra e grávida de homem branco.
espero ter ajudado