Resumo capítulo 5 Harry Potter e a Pedra Filosofal
Soluções para a tarefa
Resposta:
Harry acorda com uma coruja bicando furiosamente o casaco de Hagrid, exigindo o pagamento pelo jornal que acabou de entregar. Hagrid ainda meio adormecido diz a Harry que dê à coruja cinco nuques, as moedas esquisitas de bronze que ele achou dentro do bolso do casaco. Harry coloca as moedas dentro de uma pequenina bolsa amarrada na perna da coruja e ela vai embora.
Logo depois Harry e Hagrid partem para Londres, usando o mesmo barco que Vernon tinha alugado para irem até a ilha. Nas ruas, pessoas não mágicas olham para Hagrid, saindo do caminho para o deixarem passar, usando o metrô para o centro de Londres, Harry e Hagrid finalmente chegam a um estabelecimento chamado O Caldeirão Furado. Harry observa que os Trouxas parecem não perceber o pub, que está entre duas outras lojas. Harry suspeita que, apenas ele mesmo e Hagrid conseguem ver o lugar.
Depois de entrar no pub escuro e maltratado, Harry é recebido com entusiasmo pelos donos. Hagrid apresenta Harry ao Professor Quirrell, o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, que parece tímido e nervoso. Harry e Hagrid saem num pequeno pátio murado atrás do Caldeirão Furado. Enquanto Harry fica pensativo sobre a reação das pessoas por causa dele, Hagrid bate nos tijolos da parede com seu guarda chuva; um buraco aparece e vai crescendo, crescendo até formar um arco. Eles entram no Beco Diagonal, a parte comercial do mundo mágico. Harry e Hagrid passam por muitas lojas mágicas e descem a rua até Gringotes, o banco dos bruxos. Em Gringotes, Hagrid mostra a chave do cofre, e um bilhete com a autorização para entrar em outro cofre à pedido de Albus Dumbledore.
Depois que um vagonete em alta velocidade com o duende Grampo os leva aos subterrâneos de Gringotes, (deixando Hagrid enjoado) eles finalmente chegam ao cofre de Harry, que está cheio de dinheiro mágico (galeões, sicles e nuques). Hagrid ajuda Harry a pegar o bastante para comprar as coisas da escola e outros gastos e aproveita para ensinar o sistema monetário dos bruxos. Depois de outra viagem no vagonete, Hagrid apanha apenas uma coisa dentro do cofre #713, um pequeno pacote sujo. Hagrid pede a Harry para não falar nada para ninguém sobre esse pacote. De volta à superfície, Hagrid ajuda Harry a comprar a lista da escola. Na loja Madame Malkin – Roupas para todas as ocasiões, Harry encontra outro aluno da primeira série, um garoto esnobe que defende a tese que apenas as mais importantes famílias bruxas deveriam ir para Hogwarts. Antes mesmo de serem apresentados, Harry sai para comprar livros, um telescópio e um caldeirão. De presente de aniversário, Hagrid compra para ele uma coruja das neves, que Harry chama de Hedwig.
Finalmente eles param na loja Ollivander, para comprar uma varinha. O Sr. Ollivander, que lembra de cada varinha que já vendeu, diz a Harry que ele saberá quando encontrar a varinha certa. Depois de tentar muitas varinhas, Harry pega uma de azevinho e pena de fênix, vinte e oito centímetros, boa e maleável; da ponta dessa varinha saem faíscas douradas e vermelhas. O Sr. Ollivander diz que foi a varinha irmã desta que deu a ele a cicatriz que traz na testa. Uma determinada fênix doou apenas duas penas de sua cauda para formar o miolo de duas varinhas, as duas varinhas irmãs.
Explicação: